PRF flagra tritrem com 22 toneladas de excesso de peso no Rio Grande do Sul
Danos ao asfalto, redução da vida útil de componentes do veículo e aumento do risco de acidentes estão entre alguns dos problemas gerados pelo transporte de cargas com excesso de peso.
E a Polícia Rodoviária do Rio Grande do Sul tirou de circulação um tritrem que tinha carga suficiente para encher outra carreta, durante fiscalização realizada na BR-471, na região de Rio Grande-RS.
De acordo com os policiais, o caminhoneiro apresentou uma nota fiscal mostrando que o caminhão estaria carregado com 50 toneladas de toras de madeira. Como o volume constante na nota era visivelmente menor do que o que estava no veículo, foi realizada uma pesagem.
Em uma balança foi constatado que o caminhão estava pesando quase 100 toneladas de peso bruto total, quando o limite é de 74 toneladas para esse tipo de veículo. A aferição mostrou 22 toneladas de excesso.
Além de multa, o caminhão ficou retido para transbordo da carga excedente para outro caminhão, e o motorista foi autuado pelo crime de dano qualificado por excesso de peso.