Petrobras diz que valores do diesel e gasolina não estão defasados
Na última quarta-feira, 26 de outubro, a Petrobras teve uma reunião com seu conselho de administração, e foi feita uma apresentação mostrando que o valor do diesel e gasolina seguem alinhados com o mercado internacional, sem a defasagem apontada pela Associação Brasileira de Importadores de Combustíveis (Abicom).
De acordo com a Abicom, o valor do diesel deveria subir até 16% nas refinarias, cerca de R$ 1,00 por litro, para se alinhar aos preços do mercado internacional. Sem isso, as empresas importadoras de combustível trabalham com prejuízo, o que limita a oferta de combustíveis no país.
Apesar de a Petrobras ser a maior empresa e deter o monopólio de preços no setor, ela não é a única, operando ao lado de diversas outras importadoras menores, que detém uma fatia importante do mercado.
De acordo com a Petrobras, a defasagem apontada por entidades externas se dá por diferenças nas metodologias adotadas. Para a Petrobras, o preço da gasolina está alinhado, e o do diesel muito próximo do valor internacional.
Com isso, a Petrobras não prevê reajustar o valor dos combustíveis nos próximos dias.