Projeto de Lei quer permitir picapes mais pesadas no Brasil

O Projeto de Lei 2400/22 quer mudar as regras atuais sobre o peso bruto total para picapes, atualmente limitado em 3.500 quilos. De acordo com o autor do projeto, Deputado Federal Marco Brasil (PP-PR), o novo peso passaria para 3.700 kg de PBT.

Para o deputado, a tecnologia utilizada atualmente nos projetos desses veículos evoluiu muito, e a lei vigente, com mais de 25 anos, já está defasada.

“Os sistemas de freios e suspensão evoluíram de forma notável. Muitas picapes e veículos utilitários contam com modernos sistemas de freio motor por contrapressão no escape, típicos de caminhões, além de controles de tração e estabilidade de alta precisão”, justifica.

“Esse aparato eleva a estabilidade desses veículos a tal patamar, que lhes permite transportar maiores quantidades de carga sem os mesmos riscos de antes”, acrescentou.

O texto ainda precisa passar por toda a tramitação na Câmara dos Deputados, precisando ser analisado pelas comissões de Viação e Transportes e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Deixe um comentário!

Caterpillar apresenta caminhão gigante totalmente elétrico Caminhoneiros estão cada vez mais procurados pelas transportadoras Caminhoneiro recém contratado depena caminhão nos EUA Eficiência dos motores diesel chega a um novo patamar Projeto quer acabar com valores de fretes muito baixos