eActros de 40 toneladas cruza o vale de Arlberg na Áustria

Como parte de uma série de testes, o eActros 300 como cavalo mecânico, que estreou recentemente na feira IAA Transportation 2022, cruzou com sucesso a Passagem de Arlberg na Áustria. Para esse teste, que cobriu uma distância total de 111 quilômetros, atingindo subidas de mais de 1.800 metros, os engenheiros da Mercedes-Benz Trucks carregaram um semirreboque ao máximo, em 40 toneladas, submetendo o cavalo mecânico e o reboque a testes para a homologação de desempenho e durabilidade.

Com foco também no reaproveitamento da energia por meio da recuperação que é obtida durante a frenagem e que retorna para as baterias do eActros, sendo disponibilizada para a unidade de tração, o cavalo mecânico elétrico conseguiu recuperar cerca de 180 kWh de energia. Ao final, aproximadamente 40% da energia ainda estava disponível.

“O eActros 300 como cavalo mecânico amplia as opções de aplicação do eActros para transporte pesado em serviços de distribuição”, afrima Stina Fagerman, Chefe de Vendas, Marketing e Serviços da Mercedes-Benz Trucks. “Os testes intensivos na Áustria mostraram que nosso caminhão elétrico consegue cumprir suas tarefas de maneira confiável, mesmo em uma topografia desafiadora com subidas e descidas íngremes”.

No total, o semirreboque atingiu uma altitude de 2.300 metros durante o teste – a inclinação máxima foi de 13%. No caminho para a área de testes, as baterias do caminhão eram recarregadas somente em postos públicos de recarga. O início da produção em série do eActros 300 como cavalo mecânico com semirreboque está previsto para o segundo semestre de 2023.

Testes extensivos do eActros para transportes pesados em serviços de distribuição

No passado, o eActros para transporte pesado em serviços de distribuição, que tem saído da linha de montagem na fábrica de Wörth am Rhein desde outubro de 2021, já foi testado em condições similares. Por exemplo, caminhões elétricos já cruzaram os Alpes no sul do Tirol, enfrentando um total de 54.000 metros de subida durante o teste.

Os mesmos veículos atingiram o ponto mais alto na Geleira Kaunertal, a 2.750 metros. Em Granada, Espanha, o eActros completou os testes de verão em altas temperaturas de até 45°C. Em Rovaniemi, no Círculo Polar Ártico, na Finlândia, foi testado na neve e no gelo com temperaturas em -25°.

eActros 300 como cavalo mecânico apresenta versatilidade nas operações

O eActros 300 como cavalo mecânico consegue tracionar todos os semirreboques comuns na Europa, levando em consideração o comprimento máximo admissível. O semirreboque elétrico se baseia na mesma tecnologia que o eActros 300/400, apresentando três grupos de baterias, cada um com baterias de capacidade instalada de 112 kWh, que possibilitam uma autonomia de até 220 km com uma única carga. O coração tecnológico do caminhão é o seu trem de força, um eixo elétrico rígido com dois motores elétricos integrados e uma caixa de câmbio de duas marchas.

Os dois motores refrigerados geram uma potência contínua de 330 kW e uma potência máxima de 400 kW. O eActros 300 como cavalo mecânico pode ser recarregado com até 160 kW, já que os três grupos de baterias precisam de pouco mais de uma hora para ficarem carregados de 20 a 80 por cento em um posto de recarga rápida DC comum, com corrente de carga de 400 A.

Deixe um comentário!

Caterpillar apresenta caminhão gigante totalmente elétrico Caminhoneiros estão cada vez mais procurados pelas transportadoras Caminhoneiro recém contratado depena caminhão nos EUA Eficiência dos motores diesel chega a um novo patamar Projeto quer acabar com valores de fretes muito baixos