Empresa mostra o que acontece quando estoura um pneu em um caminhão sem motorista
Uma das maiores dificuldades das empresas que desenvolvem tecnologias de automação para veículos é a questão dos acontecimentos inesperados, como problemas mecânicos ou mesmo o estouro de um pneu.
Esses problemas podem acontecer de forma totalmente aleatória, sem nenhum tipo de aviso prévio, e, quando acontece com um humano dirigindo o caminhão, o motorista assume uma postura rapidamente, para minimizar os danos e evitar problemas com outros motoristas.
A empresa Kodiak, que tem trabalhado há vários anos no desenvolvimento dessa tecnologia para caminhões, mostrou recentemente o que acontece quando um pneu estoura em um de seus veículos autônomos.
“Os estouros de pneus estão entre os eventos mais repentinos e perigosos que podem acontecer ao dirigir: qualquer pessoa que já tenha estourado um pneu na estrada pode dizer o quão assustador e perigoso pode ser. De fato, a Federal Motor Carrier Safety Administration estima que os problemas nos pneus foram responsáveis por aproximadamente 15% dos acidentes relacionados a caminhões”, disse a empresa, em comunicado de imprensa.
De acordo com a empresa, quando um dos pneus de tração ou da carreta fura ou estoura, o problema não é tão grande, já que são conjuntos, de quatro pneus por eixo. No primeiro eixo, no entanto, como são apenas dois pneus, isso pode ser muito perigoso.
A empresa destaca que teve muito trabalho para desenvolver o sistema de segurança em caso de problema nos pneus. Testes foram realizados com pneus vazios, pneus que esvaziavam devagar, até o momento em que se testou com a explosão.
Em uma pista de testes, e com um motorista de teste dentro da cabine, o caminhão atingiu um equipamento que estourou o pneu. Logo após o evento, o caminhão acionou o sistema de segurança e parou, sem problemas.
Como estava em uma pista de testes, a parada foi realizada imediatamente. Se fosse em uma rodovia, a empresa diz que o caminhão poderia lidar com o tráfego e parar em segurança no acostamento.
No teste, após o pneu estourar, o veículo se movimentou por apenas quinze centímetros lateralmente, evitando um desvio maior, que poderia causar colisões com outros veículos.
Com o desenvolvimento contínuo da tecnologia, a Kodiak quer ter o sistema de direção autônoma para caminhões mais segura do mundo.
Encaminhando Para logo mais o Motorista perder seu emprego.
Raul, acho que você deveria jogar seu celular fora, porque faz os carteiros perderem o emprego. Jogue também suas camisetas fora, porque fazem os alfaiates perderem o emprego. Pare imediatamente de andar de carro, ônibus ou motocicleta, porque faz os condutores de carruagem perderem o emprego!
Parabens