Empresas da Europa expandem contratações de caminhões para a Índia
A falta de motoristas na Europa tem se intensificado ao longo dos últimos anos, e o bloqueio à circulação de caminhões russos no território da União Europeia, devido aos embargos da Guerra da Ucrânia ampliaram as dificuldades das transportadoras.
Por isso, tem sido comum a contratação de motoristas de outras regiões, especialmente da Ásia. Uma das empresas que tem investido nessas contratações é a Waberer’s, da Hungria.
A empresa está realizando grandes contratações de motoristas da Índia, conseguindo 65 motoristas até agora no país. Desse total, 33 já estão trabalhando, e o restante está passando por um programa de treinamento avançado.
Devido às diferenças de legislação e culturais, é necessário que o treinamento seja rigoroso, para que os novos motoristas não se envolvam em problemas.
O principal foco dessas contratações é o trânsito de mercadorias para o Reino Unido. Os motoristas contratados geralmente já tem alguma experiência com caminhões, e também precisam falar inglês. Eles são acompanhados por motoristas instrutores em suas primeiras viagens.
O programa, iniciado recentemente, tem trazido impactos muito positivos para a transportadora.
A Waberer’s é a primeira empresa europeia a investir diretamente na contratação de estrangeiros, sem benefícios governamentais, para reduzir a falta de mão de obra no setor.