CaminhõesCuriosidadesDestaquesNotícias

Miniatura do DAF XG ganha versão bicuda e chama a atenção nas redes sociais

Apesar do tempo em que não são mais fabricados caminhões bicudos no Brasil e na Europa, boa parte dos transportadores é apaixonada por esse tipo de caminhão. Eles trazem a cabine posicionada atrás do motor, e o longo capô passa uma imagem imponente ao veículo.

Por isso, nos últimos anos, empresas de modificação de caminhões tem ganhado muitos clientes e fãs com a conversão de modelos cara-chata em bicudos, especialmente os modelos Scania, e mais recentemente os caminhões Volvo FH.

E sempre surgem novas ideias para caminhões com esse estilo de construção. No último domingo, 06 de novembro, foi publicada nas redes sociais a imagem de uma miniatura do DAF XG, carro chefe da fabricante holandesa, que recebeu o prêmio de Caminhão Internacional do Ano em 2022.

Um talentoso personalizador de miniaturas, chamado apenas de Douwe na publicação feita em uma página de caminhões, alterou a posição da cabine sobre o chassi, e criou um capô sobre o motor, que recebeu um bom nível de acabamento.

Apesar disso, as linhas do capô não são integradas às linhas da cabine, o que seria bastante difícil de se fazer em uma miniatura, mas a grade dianteira, faróis e para-choque são os mesmo usados na versão original do modelo.

Bicudo de 1º de abril

No dia 1º de abril desse ano, Dia da Mentira, a empresa Bakker Bedrijfswagens, uma concessionária DAF da Holanda, apresentou o DAF NGD Torpedo, caminhão da imagem acima.

O caminhão é uma mistura da nova linha DAF com a nova linha Peterbilt 579, e, para dizer a verdade, ficou muito bom. Apesar do capô americano, os faróis e grade são DAF, e a montagem ficou bastante proporcional.

DAF XF recebeu duas unidades bicudas na Holanda

A empresa DAF De Burgh de Eindhoven, Holanda, criou uma versão bicuda do XF para a transportadora A. Jensen B.V.

O modelo DAF XF usa o chassi e cabine de um DAF XF convencional, porém alongado, e teve a cabine afastada do motor, com a criação de um capô seguindo as linhas da DAF. O resultado é muito interessante.

Foram dois modelos especiais feitos sob encomenda, e não houve produção de novos veículos nesse estilo.

A grande vantagem desse modelo é que nada foi alterado, além da posição da cabine, por isso, qualquer manutenção é feita sem maiores problemas.

Rafael Brusque - Blog do Caminhoneiro

Nascido e criado na margem de uma importante rodovia paranaense, apaixonado por caminhões e por tudo movido a diesel.