DAF apresenta novo sistema de direção para caminhões 6×2 na Europa
Os caminhões DAF, nas versões XF, XG e XG⁺, além do XD, estão recebendo uma inovação em seus sistemas de direção, quando equipados com dois eixos direcionais. A montadora está oferecendo, como opcional, um sistema de direção que funciona por meio de um conjunto híbrido, elétrico e hidráulico.
Chamado de Electric Hydraulic Steering (EHS), ou Direção Elétrica Hidráulica, o sistema garante que os eixos direcionais em caminhões 6×2/2 funcionem de maneira mais eficiente.
Isso é muito requisitado para operações de transporte em áreas agrícolas e também em locais de construção, onde são exigidas muitas manobras. O sistema substitui o conjunto mecânico tradicional.
Todas as peças mecânicas dão lugar a um conjunto hidráulico, que é acionado por um motor elétrico. O conjunto é 30 quilos mais leve que o sistema tradicional, e também é mais preciso, reduzindo até o consumo de combustível.
Equipados com a nova tecnologia, os caminhões também podem ter tanques de combustível 40% maiores, com capacidades de até 900 litros, já que o sistema usa menos espaço no chassi,
A DAF garante que a tecnologia empregada no sistema fica monitorando o ângulo de direção continuamente, com base na velocidade e distância de entre eixos, o que garante mais precisão, com menor desgaste de pneus.
Essas mudanças trazem um ganho de 12% no ângulo de giro dos caminhões DAF, o que facilita manobras em lugares apertados.
Outra vantagem é que quando o caminhão está em velocidades mais altas, acima de 45 km/h, o segundo eixo direcional é travado perfeitamente alinhado, o que aumenta a estabilidade do conjunto, e também garante mais conforto ao motorista.