Transporte de cargas líquidas em tanques de madeira era comum

O transporte de cargas no mundo todo evoluiu muito. Com o passar do tempo, foram sendo desenvolvidas novas tecnologias de armazenamento de cargas, mas, não há muito tempo, tudo era muito rudimentar.

Especialmente para o transporte de cargas líquidas, o uso de caminhões com tanques metálicos não abrangia todos os tipos produtos, já que alguns tipos de transporte tinham particularidades.

Por isso, logo após o surgimento dos caminhões, no início da era do automóvel, dois tipos de tanques eram usados, os de aço e os de madeira.

Os caminhões equipados com tanques de aço podiam transportar quase todo tipo de líquido, desde que não fossem corrosivos, como ácidos, tipo vinagre, e também aqueles transportes que tinham particularidades de conservação, como o vinho.

Para esses outros tipos de líquidos, eram usados caminhões tanques, com a “pipa” feita de madeira. O sistema de produção era muito parecido com o usado em tonéis, que tinha capacidade de 200 litros, em média, só que em uma escala muito maior.

Geralmente os caminhões menores, com chassi rígido, recebiam uma pipa sobre o chassi. Já as carreta, modelos articulados com chassis mais longos, podiam receber duas pipas, permitindo o transporte de líquidos diferentes em uma mesma viagem.

RECOMENDADO  Na média, preço do diesel já subiu R$ 0,94 por litro nesse mês

Apesar de algumas vantagens, como a resistência à corrosão, esses caminhões não podiam ficar com os tanques secos por muito tempo, já que a madeira enxuta encolhia, o que causava vazamentos nas juntas da carroceria.

O uso desses caminhões com tanques de madeira era muito comum até a década de 1980. Mas com a chegada de ligas mais eficientes de metais, deixando o aço mais resistente à corrosão, permitindo que todo líquido a granel pudesse viajar nesses implementos, é muito difícil de ver caminhões com tanques de madeira por aí.

RECOMENDADO  Mulheres são presas por saque de carga acidentada na rodovia Fernão Dias

Alguns colecionadores tem modelos bem conservados, que são exibidos em eventos de veículos antigos.

Outra curiosidade é que se permitia o transporte de cargas sobre os tanques, tanto de madeira como de metal, aproveitando as viagens. Por exemplo, um caminhão que saia carregado de vinho do Rio Grande do Sul para a região sudeste podia voltar com o tanque cheio de álcool e também com sacos de açúcar sobre a carroceria.

Rafael Brusque - Blog do Caminhoneiro

Nascido e criado na margem de uma importante rodovia paranaense, apaixonado por caminhões e por tudo movido a diesel.

Descubra mais sobre Blog do Caminhoneiro

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading