Com embargos, Rússia aumenta compra de caminhões da China
A Rússia tem enfrentado uma série de embargos econômicos devido à guerra na Ucrânia, iniciada pelo país há quase um ano. De lá para cá, muitas marcas pararam de enviar produtos para o país, e outras centenas de empresas encerraram suas operações por lá.
É o caso de uma série de montadoras de veículos leves e pesados, que anunciaram a parada completa de operações na Rússia, se mostrando contrárias è invasão do território ucraniano.
Por conta disso, quem precisa de veículos novos no país tem tido dificuldades para adquirir modelos novos, e a China tem aproveitado essa grande demanda para enviar seus veículos.
Falando apenas de caminhões, as vendas de modelos chineses em território russo cresceram 400% em apenas um ano, de acordo com um relatório da agência de notícias Sputnik.
Entre janeiro e dezembro de 2022, foram vendidos 31 mil caminhões chineses na Rússia, ante 7,7 mil de 2021, um crescimento de 402%.
A grande maioria dos veículos é para operações de transporte de cargas, mas cerca de 3 mil unidades são caminhões especiais, como veículos de bombeiros, guindastes e outros.