Cocô de passarinho desativa caminhão autônomo nos Estados Unidos
A tecnologia de transporte autônomo, que dispensa a presença de um motorista dentro da cabine do veículo, tem muitos pontos fortes. Mas com a ampliação dos testes dos veículos em rodovias públicas, mais e mais pontos fracos vão sendo encontrados.
Em uma postagem nas redes sociais, um caminhoneiro norte-americano contou que estava com seu veículo parado em uma área de descanso, quando um caminhão autônomo entrou no local e parou, em modo de emergência.
O técnico responsável pelo veículo, que acompanha os testes de dentro da cabine, contou que o sistema do piloto automático havia sido parcialmente desabilitado por causa de um cocô de pássaro que acertou uma das câmeras.
Por conta desses problemas, empresas como a Waymo, do Google, já trabalhava no desenvolvimento de limpadores de para-brisa em miniatura, para executar a limpeza das lentes das câmeras e radares em caso de colisão com insetos, neve ou outros problemas normais das estradas.
Aparentemente, o caminhão das imagens não está equipado com o sistema de limpeza de lentes, e o engenheiro responsável pela boleia autônoma foi quem precisou limpar o sistema.