Mais um caminhoneiro é flagrado com rádio PX irregular no Pará
A Polícia Rodoviária Federal do Pará realizou a prisão de um caminhoneiro por utilização de um rádio PX clandestino. A abordagem ocorreu km 82 da BR-010, em Ulianópolis-PA, nesta terça-feira, 24 de janeiro.
Durante uma operação de fiscalização, os policiais notaram a instalação de uma antena no teto de um caminhão branco, similar às utilizadas por rádios comunicadores clandestinos, e solicitaram a parada do veículo.
Durante a abordagem, o caminhoneiro disse não ter a devida licença da Anatel para utilização do equipamento.
Dentro da cabine, instalado e funcionando, estava um rádio PX de uso proibido no Brasil, por poder usar faixa de frequência de uso exclusivo, causando interferências prejudiciais segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
Diante dos fatos, o condutor foi preso e encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Ulianópolis-PA, a fim de que fossem realizadas as medidas cabíveis, em tese, por desenvolver clandestinamente atividade de telecomunicação.
Caso o crime seja comprovado, a pena pode chegar a 04 (quatro) anos de prisão, além do pagamento de multa de R$ 10.000,00.
Nessa operação, foram apreendidos 01 rádio comunicador, 01 decodificador e 01 antena. O aparelho viabiliza a comunicação a longas distâncias e é comumente utilizado entre organizações criminosas, para avisarem uns aos outros sobre as fiscalizações.
Na verdade não trata-se de um rádio PX e sim de um rádio VHF com um transverter, que converte as transmissões de 144Mhz para 220MHz, para que o usuário possa acessar um satélite militar norte-americano, o que possibilita comunicação em qualquer território que o usuário esteja.
Isso é terminantemente proibido pela Anatel, inclusive por solicitação dos Militares Americanos.