Peterbilt equipado com motor Caterpillar V12 realiza transporte de lâminas gigantes nos Estados Unidos

Há alguns meses, contamos aqui no Blog do Caminhoneiro a história de um dos Peterbilt’s mais potentes do mundo. Equipado com um gigantesco motor Caterpillar 3412, com 12 cilindros dispostos em V, com 27 litros de cilindrada, com potência superior aos 1.000 cavalos e altíssimo torque.

Peterbilt equipado com motor Caterpillar V12 chama a atenção nos Estados Unidos

O caminhão é usado apenas para o transporte de cargas excepcionais, e roda bem pouco todos os anos. Mas quando é preciso, ele está pronto para o serviço, e encara qualquer desafio.

É o caso do transporte de enormes lâminas de usinas eólicas, algumas das maiores já transportadas por rodovias nos Estados Unidos. Elas chegam de navio na cidade de Brownsville, no Texas, no extremo sul do país, e precisam ser levadas para Fluvanna, também no Texas, em uma distância de 600 milhas, ou quase 970 quilômetros.

Cada lâmina tem 84 metros de comprimento, e quase 25 metros ficam fora da carroceria, na parte traseira, exigindo extremo cuidado em curvas e manobras.

A altura é de mais de 5 metros, com 4,6 metros de largura, e o peso total é superior às 62 toneladas.

A STX Southern Tier Express, proprietária do caminhão, diz que essas são as maiores lâminas já transportadas pela empresa. O número total de viagens não foi informado, mas o parque eólico da cidade de Fluvanna está sendo ampliado consideravelmente, o que leva a crer que o super Peterbilt V12 vai trabalhar bastante nesse ano.

Rafael Brusque - Blog do Caminhoneiro

Nascido e criado na margem de uma importante rodovia paranaense, apaixonado por caminhões e por tudo movido a diesel.

Deixe um comentário!

Conheça o NIKOLA TRE movido a hidrogênio Caminhões comemorativos viram febre entre transportadoras Centenas de vagas de emprego para caminhoneiros Conheça o super caminhão futurista da Peterbilt 300 vagas para caminhoneiros brasileiros em Portugal