VÍDEO: Guindaste de 55 toneladas que custa R$ 20 milhões cai de navio e fica destruído em Santa Catarina
A operação de descarregamento de veículos do navio chinês Chang Chang Nan Hai teve um acidente registrado na manhã de terça-feira, 17 de janeiro, quando um guindaste de alta capacidade, que estava sendo desembarcado, acabou caindo.
De acordo com a assessoria do Porto de São Francisco do Sul, a operação transcorria sem problemas, dentro dos parâmetros operacionais normais, quando a situação ocorreu.
O guindaste que sofreu os danos é um XCMG XCA450, produzido na China, com capacidade de elevação máxima de 450 toneladas, e alcance total de 130 metros. Geralmente é utilizado em operações de instalação e manutenção de geradores eólicos.
De acordo com a administração do porto, essa é uma das maiores cargas descarregadas no Porto de São Francisco do Sul, composta de mais de 200 máquinas, empilhadeiras e caminhões elétricos de última geração, que ocupam uma aréa de armazenagem de mais de 7 mil metros quadrados.
O porto e o operador responsável pelo descarregamento dos veículos fez o acionamento do seguro, e mesmo com o acidente, as operações portuárias seguiram normalmente.
Veja a nota na íntegra:
Nota de Esclarecimento: Queda de um guindaste sobre rodas que era descarregado de navio com bandeira chinesa.
O Porto de São Francisco do Sul vem a público esclarecer sobre o ocorrido nesta manhã de terça-feira (17/01/2023). Trata-se de uma operação de descarga de equipamentos (Máquinários, caminhões e bobinas de aço), cuja operação ocorreu com emprego de material adequado e necessário e estava dentro dos parâmetros operacionais.
Antes de iniciada a operação, as medidas de prevenção e de segurança foram adotadas, razão pela qual não houve qualquer risco à integridade corporal de qualquer pessoa, nem qualquer tipo de dano ambiental decorrente deste acidente. O navio em questão é de bandeira chinesa e denomina-se Chang Chang Nan Hai, tendo atracado no dia 15/01.
Essa é considerada uma das maiores cargas descarregadas no Porto de São Francisco do Sul, composta de mais de 200 máquinas, empilhadeiras e caminhões elétricos de última geração, que ocupam uma aréa de armazenagem de mais de 7 mil metros quadrados.
O caminhão guindaste danificado pesa cerca de 55 toneladas e sofreu avarias, sendo que o seguro da carga já foi acionado pelo armador e pelo operador responsável pela descarga.
As operações portuárias dentro do Porto de São Francisco do Sul seguem normalmente a sua programação, inclusive no berço 102, onde está atracado o navio que finaliza esta operação.
Esse equipamento deve pesar uma 80 toneladas no mínimo.
Um para 220 pesa 64 e é bem menor do que esse.