Marcopolo inicia testes com ônibus elétrico no Chile

O Marcopolo Attivi, ônibus 100% elétrico produzido pela Marcopolo, está entrando em operação em Santiago, capital do Chile. A iniciativa está alinhada com a estratégia de eletromobilidade da companhia para ampliar sua presença nos mercados mais avançados na eletrificação, com a formação de parcerias estratégias para o fornecimento de chassi.

De acordo com André Armaganijan, diretor de Negócios Internacionais, de Operações Comerciais e de Mercado Externo da Marcopolo, o ônibus circulará por diversas áreas urbanas da capital Santiago para que os operadores possam avaliar o seu desempenho em trajetos utilizados pelos ônibus convencionais movidos a diesel.

O modelo Attivi desenvolvido para o Chile possui 12.000mm de comprimento e chassi Low Entry equipado com motor elétrico de potência máxima de 350 kW e torque de 3.500 Nm, eixo dianteiro ZF RL82A, eixo traseiro motriz ZF A132, suspensão a ar ZF, sistema de freios Knorr e baterias CATL com capacidade de 350kwh e autonomia entre 230 e 280 km (dependendo das condições de utilização). Tem capacidade para 91 passageiros (sendo 34 sentados em poltronas City com encosto de cabeça).

Para maior conforto e segurança dos passageiros, conta com ar-condicionado Valeo Revo E, incorporado ao sistema de refrigeração das baterias, de áudio interno, com preparação para a instalação do microfone, e câmera de ré com sirene e monitor no painel do motorista, além de câmera interna de segurança com gravação. Possui espaço para cadeira de rodas e assento preferencial para PCDs, iluminação interna toda em LED, faróis e sinaleiras traseiras em LED e cabine de separação para o motorista.

Como parte da sua estratégia ESG, a Marcopolo, líder no fornecimento de ônibus para o sistema de transporte urbano RED Movilidad de Santiago, anunciou recentemente o início de produção do Attivi integral no Brasil.

“Há alguns anos estamos envolvidos em diferentes projetos de veículos movidos a combustíveis obtidos a partir de fontes renováveis. A tecnologia limpa é uma tendência mundial e a companhia está presente em diferentes mercados, com parcerias estratégicas para prover as melhores soluções para cada país”, enfatiza Armaganijan.

A companhia conta com mais de 350 ônibus elétricos e híbridos rodando em diversos países, como Argentina, Colômbia, Austrália e Índia, além do Brasil, com chassis de parceiros.

Rafael Brusque - Blog do Caminhoneiro

Nascido e criado na margem de uma importante rodovia paranaense, apaixonado por caminhões e por tudo movido a diesel.

One thought on “Marcopolo inicia testes com ônibus elétrico no Chile

  • 10/02/2023 em 14:13
    Permalink

    Boa tarde. Caro Rafael a Suspensão a Ar dianteira é da KLL SAF-HOLLAND e não ZF como informado. Obrigado!

    Resposta

Deixe um comentário!

VW Constellation está sendo negociado na Holanda Caminhões mais potentes do mundo são chineses Conheça os caminhões mais potentes do Brasil Volvo FH 540 é o caminhão mais vendido do Brasil Conheça o NIKOLA TRE movido a hidrogênio