Projeto de lei quer acabar com uso de diesel e gasolina no Brasil

O Projeto de Lei 295/2023, do Deputado Federal Capitão Alberto Neto (PL/AM), quer proibir a venda de veículos equipados com motores a combustão, que utilizam diesel, gasolina e etanol, por meio de um cronograma.

De acordo com o texto do projeto, a partir de 2035, seria permitida apenas a venda de modelos novos elétricos, sendo totalmente vedado o uso de motores a combustão interna para uma série de tipos de veículos.

Nesse primeiro momento, motocicletas, automóveis, caminhonetes e veículos utilitários deverão ser totalmente elétricos, e ônibus e caminhões deverão ter 50% das vendas de modelos elétricos.

O cronograma estabelece que caminhões, ônibus e tratores deverão ser 100% elétricos, vedando a venda de modelos a combustão interna, a partir de 2045.

O texto do projeto também destaca que modelos voltados para viagens de longas distâncias, como caminhões e ônibus, poderão ser comercializados em versões híbridas, utilizando motores de combustão interna e eletricidade, conforme regulamentação posterior.

Para o deputado, o principal apelo do projeto são as graves consequências das mudanças climáticas, que têm mobilizado os mais importantes países do mundo em grande esforço para a redução das emissões de gases causadores de efeito estufa, contabilizadas em toneladas equivalentes de dióxido de carbono (CO2).

“Propomos a eletrificação de nossa frota veicular, com a previsão em lei de que somente poderão ser vendidos no Brasil veículos novos a tração elétrica, a partir de 2035 para os veículos leves e para pelo menos metade da frota de micro-ônibus, ônibus e caminhões e, a partir de 2045, para a totalidade dos micro-ônibus, ônibus e caminhões e para os diversos tipos de tratores”, disse o Deputado Federal Capitão Alberto Neto, na justificativa do projeto.

O texto foi apresentado ontem, 06 de fevereiro, na Câmara dos Deputados, e ainda não tem previsão para ser analisado.

Rafael Brusque - Blog do Caminhoneiro

Nascido e criado na margem de uma importante rodovia paranaense, apaixonado por caminhões e por tudo movido a diesel.

3 thoughts on “Projeto de lei quer acabar com uso de diesel e gasolina no Brasil

  • 09/02/2023 em 11:57
    Permalink

    Quanto custa um elétrico e o frete vai ser proporcional ?

    Resposta
  • 09/02/2023 em 10:50
    Permalink

    Palhaçada, quero ver de onde vai tirar energia para abastecer toda frota. O papel aceita tudo.

    Resposta
  • 07/02/2023 em 14:48
    Permalink

    Até 2035 tem muita água pra correr por baixo da ponte, como diziam meus avós, mas pelo andar da carruagem um caminhão chassi rígido vai estar custando 2 milhões e um carro popular uns 280 mil daqui a doze anos, depois desse e mais outro mandato do ‘L’. Vai ficar caro até para frotistas e se proibirem veículos usados a diesel e a gasolina de circularem (os únicos com preços acessíveis), com o quê o povo vai andar? De carroça, bicicleta e de ônibus?
    O que farão os nossos filhos e netos neste paiseco?
    Socorro, Canadá, USA, Austrália, Nova Zelândia, dêem refúgio pra nós aí porque aqui a coisa tá russa.

    Resposta

Deixe um comentário!

VW Constellation está sendo negociado na Holanda Caminhões mais potentes do mundo são chineses Conheça os caminhões mais potentes do Brasil Volvo FH 540 é o caminhão mais vendido do Brasil Conheça o NIKOLA TRE movido a hidrogênio