Volvo FH elétrico faz viagem de 3 mil quilômetros na Europa
Um dos principais receios dos transportadores no investimento em caminhões elétricos é referente à autonomia dos veículos. Geralmente, os modelos mais pesados tem entre 300 e 500 quilômetros de autonomia para viagens, o que acaba limitando seu alcance.
Mas uma empresa da Europa mostrou que as viagens de longas distâncias podem ser viáveis com esse tipo de caminhão. A empresa suíça Krummen Kerzers realizou um feito impressionante, ao realizar uma viagem de 3 mil quilômetros com um Volvo FH Electric.
A carga, de 20 toneladas de laranjas, viajou entre Valência, na Espanha e Zurique, na Suiça. O caminhão saiu de Zurique, carregou na Espanha e voltou para a Suíça.
“A viagem à Espanha estabelece novos padrões. Estamos confiantes de que os caminhões elétricos farão parte do dia a dia em viagens longas em alguns anos”, disse Peter Krummen, um dos diretores da transportadora.
A ideia começou como uma brincadeira, e, após pesquisas feitas pelo Google Maps, se viu que era possível realizar a viagem passando por carregadores de alta potência, necessários para reabastecer o caminhão.
Com muito planejamento, apenas o trecho final da viagem, dentro da Espanha, poderia ter problemas. Nos últimos 450 quilômetros de viagem não existem carregadores de bateria públicos.
A viagem foi realizada sem problemas, mas demorou 24 horas a mais do que seria feita com um caminhão diesel, devido ao tempo necessário para as recargas da bateria. A grande vantagem é que todos os 3 mil quilômetros foram feitos sem queimar nenhum litro de diesel.