Volvo vai iniciar testes com ônibus elétrico no Brasil

A Volvo anunciou o início dos testes com seu chassi de ônibus totalmente elétrico no Brasil, que acontecerá nas cidades de Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro. O modelo também será empregado em operações urbanas em Santiago, no Chile, e Bogotá, na Colômbia.

O modelo 100% elétrico foi apresentado pela Volvo na LatBus 2022, e pode receber diversos tipos de carrocerias, para operações urbanas e de fretamento.

O ônibus pode ser equipado com 3 a 5 pacotes de baterias, dependendo da aplicação a que for destinado. Movido por um ou dois motores elétricos de 200kW e torque de 800Nm cada um, tem autonomia de 300 quilômetros.

As baterias do veículo podem ser recarregadas na garagem do operador no período noturno. Além disso, é possível fazer recargas rápidas, de 6 minutos, nos pontos finais de linha, através de um carregador instalado no teto.

O BZL oferece múltiplas opções de encarroçamento. Está projetado para carrocerias de 9 a 13,2 metros de comprimento, com capacidade para até 90 passageiros, com ar-condicionado. O veículo pode ser dotado de ar-condicionado totalmente elétrico e também calefação elétrica para os passageiros.

Energia como um serviço

Globalmente o modelo de oferta comercial do BZL é baseado num contrato de energia para a operação durante um determinado período de tempo, dependendo da quilometragem percorrida, da energia usada, do potencial de carregamento e da velocidade do veículo.

O Grupo Volvo tem como meta zerar as emissões de seus veículos até 2040. A oferta de chassis de ônibus elétricos é uma das iniciativas nessa direção. Além de ganhos ambientais, a eletrificação traz benefícios também em redução de ruído, um fator cada vez mais importante para a melhoria da qualidade de vida nas cidades.

Outro destaque do chassi BZL é sua elevada reciclabilidade. Ao final da vida útil do veículo, 90% dos componentes podem ser reindustrializados ou reintroduzidos em outros ciclos de vida, incluindo as baterias.

Dados técnicos

Comprimento do chassi: 11,815mm.
Trem-de-força: Motor elétrico, potência máxima um/dois motores 200/400kW
Caixa de câmbio: Transmissão automatizada Volvo de duas velocidades
Recarga: OppCharge, potência máxima de 300 kW / CCS2, potência máxima 150kW
Capacidade de armazenagem de energia: até 470kWh.

Rafael Brusque - Blog do Caminhoneiro

Nascido e criado na margem de uma importante rodovia paranaense, apaixonado por caminhões e por tudo movido a diesel.

Deixe um comentário!

VW Constellation está sendo negociado na Holanda Caminhões mais potentes do mundo são chineses Conheça os caminhões mais potentes do Brasil Volvo FH 540 é o caminhão mais vendido do Brasil Conheça o NIKOLA TRE movido a hidrogênio