Concessionária de rodovia passa a cobrar eixos suspensos de caminhões carregados
Desde o dia 15 de março, a concessionária Ecovias do Araguaia (BR-153/080/414/TO/GO) passou a realizar a cobrança da tarifa pela totalidade de eixos, suspensos ou não, dos veículos que possuam o Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais (MDF-e) em aberto. O MDF-e é um documento eletrônico que apresenta informações sobre a carga, sua origem, seu destino e tipo de produto.
A verificação do Manifesto é realizada de forma automática, com o uso de câmeras inteligentes que leem as placas dos veículos assim que entram na pista da cabine de cobrança e identificam se o veículo possui o MDF-e em aberto, o que indica se está carregado ou não. Veículos sem carga ou sem o Manifesto em aberto estão isentos da tarifa sobre os eixos que não tocam o solo.
A nova tecnologia permite que a cobrança seja realizada de maneira mais rápida, diminuindo o tempo e o custo da viagem, e será implementada em todas as nove praças de pedágio distribuídas ao longo dos 850,7 km do Sistema Anápolis (GO) – Aliança do Tocantins (TO), composto pelas BR-153/080/414/TO/GO.
É importante observar que a empresa ou motorista responsável dê baixa no MDF-e quando o transporte da carga for finalizado, para evitar que cobranças indevidas sejam realizadas.
Nas cabines manuais de todas as praças, é possível realizar o pagamento das tarifas em dinheiro ou com cartão de débito e crédito de qualquer bandeira, além da possibilidade de pagamento por aproximação. As modalidades Visa Vale Pedágio e DBTrans tamém são aceitas. Nas pistas automáticas, são aceitas as operadoras Sem Parar, ConcetCar, Move Mais, Veloe e Greenpass.
Informações sobre cobranças, meios de pagamento e valores das tarifas podem ser solicitadas ou conferidas ainda pelo 0800 153 0 153, site (ecoviasdoaraguaia.com.br) ou no perfil da concessionária na rede social Twitter (@ecoviasaraguaia).
O Sistema Anápolis (GO) – Aliança do Tocantins (TO) é fiscalizado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e investimentos em tecnologias que melhorem a trafegabilidade, segurança e atendimento aos usuários das rodovias federais concedidas são previstos nos contratos de concessão. Com informações da ANTT.
Pensa você vai ficar vazio e vai pagar os pedagios de carregado mais alguma para atrapalhar a vida do caminhoneiro estrada com qualidade não existe mais isso aí esse governo brigando pelos nossos direitos faz o L
Chupa e grita mito lá nos Estados Unidos onde foi parar o L… Dos colares de diamante 🐂🤣🤣🤣
É o país da burocracia,da corrupção,da esperteza,aonde só prejudica os que trabalham honestamente, triste Brasil
Resolução ANTT 4.898/2015
Daqui pra frente vai ficar e pior a situação pra o povo votar o pior que quem votou no Bonsonaro vai ser obrigado sofre juntos por causa de petista. Faz o L .
Tenho colega de trabalho que diz que o caminhoneiro é o “chorume da humanidade”‼️
É um absurdo cobram impostos indevidos de todas as formas, quando não encontram, criam um imposto dentro do outro, e ainda alegam que é o voltado para o nosso bem?
mal estamos conseguindo levar alimentos ao nosso lar!!
quando o povo brasileiro aprender a votar, tudo vai mudar, enquanto isso sofreremos todos juntos. abaixo de Deus, a nossa esperança é a Democracia e a liberdade de expressão.
Mais, a cobrança de eixo suspenso que eu saiba é proibida! Estamos largados ao caos. Literalmente fud…
“Investimento em trafegabilidade, segurança e atendimento às usuários”.Isso é mesmo uma piada,não sei onde cobrar eixos erguidos muda alguma coisa nesse sentido,essa tecnologia só serve mais uma vez pra arrecadar dinheiro,sei eixo não está rodando,não tem desgaste do pavimento
Agora Ficou muito mas fácil agora pra os ladrões de cargas já vão saber o caminhão certo na hora de roubar, e o mas engraçado e que pro motorista saber se tem algum manifesto em aberto não sabe a onde conferir a não ser quando chegar nos postos fiscais que já vão multar principalmente no Maranhão