Empresa da suécia apresenta carreta feita com origâmi de aço
A técnica do origami é uma arte de dobra papel, que significa literalmente isso, sendo a palavra originária de ori que significa “dobrar” e kami que significa “papel”. Mas a empresa sueca Stilride quer levar essa técnica a outro nível, com a construção de veículos e equipamentos de aço dobrado.
Recentemente, a empresa descreveu uma nova técnica de fabricação de veículos, que permite até o desenvolvimento de carretas, chamado de Stilfold.
Nesse processo, o aço é dobrado de forma semelhante ao origami, de uma forma que é necessária menos matéria prima para a produção de um equipamento, comparando com a produção convencional, de chapas e perfis rebitados, parafusados ou soldados.
“Com nossa tecnologia, resolvemos dois grandes desafios para o transporte pesado de hoje. Por um lado, aumentamos a eficiência ao podermos carregar mais em cada reboque, mas, acima de tudo, enfrentamos um desafio ambiental crescente. O transporte pesado é responsável por mais de um quarto das emissões na Europa hoje, e essa proporção aumentará se não acelerarmos a eletrificação e outros combustíveis alternativos. Nossa solução oferece benefícios ambientais diretos e importantes, desde a produção até o uso real”, diz Jonas Nyvang, fundador e CEO da Stilride.
De acordo com os cálculos anteriores da empresa, é bastante realista reduzir significativamente o peso de um reboque de um caminhão pesado em comparação com as soluções atuais. Por si só, isso significa a possibilidade de tornar a carga mais eficiente e ampliar o alcance de modelo com tecnologias alternativas de propulsão.
“O peso é um dos fatores mais importantes quando se trata de operação com modelos elétricos, portanto, ao mudá-lo, obtemos uma série de vantagens com nossa solução. O mais interessante aqui também é que isso não requer nada extra além da carreta sendo modernizada. Mesmo para o tráfego movido a combustíveis fósseis de hoje, isso significaria melhorias claras e a oportunidade de reduzir as emissões”, continua Jonas Nyvang.
No trabalho, a Stilride produziu um desenho inicial de um reboque para transporte pesado, como foco em aerodinâmica e peso otimizado.
De acordo com a empresa, em relação a um implemento tradicional, a tecnologia traz os seguintes benefícios:
- 90% menos peças. Simplifica a fabricação e reduz significativamente a pegada ambiental;
- 30% menos consumo de material durante a fabricação. Custo-benefício e impacto ambiental menor;
- Aumento da capacidade de carga em mais de 5%.
Como exemplo, a Stilride contou mais especificamente com o impacto nas indústrias de produção e mineração. A grosso modo, um aumento da capacidade de carga de 5% por carga poderia significar uma economia de 12.000 toneladas de CO2 anualmente, apenas nessas áreas.
“O esboço que existe em torno de uma carreta fabricada com a tecnologia Stilfold ofereceria melhor aerodinâmica, redução de peso, menor consumo de combustível e maior capacidade de carga. Na próxima etapa, pode proporcionar uma melhoria considerável em termos de impacto ambiental do transporte pesado”, diz Henrik Seurin, PhD em aço na KTH.