CaminhoneiroDestaquesNotíciasNotícias

Medida provisória que suspende multa por falta de exame toxicológico é prorrogada

Nesta quinta-feira, 30 de março, o presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco prorrogou por 60 dias 15 medidas provisórias. Entre elas, a MP 1.153/2022, que suspende até 2025 a aplicação de multa a motoristas sem exame toxicológico.

Publicada no Diário Oficial da União de 30 de dezembro de 2022, a Medida Provisória suspende a aplicação de multa para motorista profissional que não realizar o exame toxicológico previsto no Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503, de 1997) até 2025.

A Lei 14.071, de 2020, incluiu no Código de Trânsito a previsão de realização do exame para condutores habilitados nas categorias C, D ou E (caminhões, ônibus e trailers).

Caso o motorista fosse flagrado descumprindo a norma, seria aplicada multa por infração gravíssima e determinada a suspensão do direito de dirigir por três meses.

A exigência do exame é regulamentada pelo Conselho Nacional do Trânsito, que, desde julho do ano passado, já tinha estabelecido prazos para a sua realização conforme a data de vencimento da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Com a medida provisória, a aplicação da multa e das demais penas ficam adiadas para 1º de julho de 2025.

As Medidas Provisórias que foram prorrogadas podem ser consultadas no link https://senado.leg.br/2023/03/30/pacheco-prorroga-prazos-de-15-medidas-provisorias.

Rafael Brusque - Blog do Caminhoneiro

Nascido e criado na margem de uma importante rodovia paranaense, apaixonado por caminhões e por tudo movido a diesel.

2 thoughts on “Medida provisória que suspende multa por falta de exame toxicológico é prorrogada

  • Muito engraçado as leis no Brasil para punir o trabalhador. O motorista profissional trabalha para sustentar a família dirigindo. Se o motorista precisa da habilitação para trabalhar . Como é que esses imbecis fazem uma lei para reter a habilitação do motorista por 3 meses. É esse tipo de governo que o pt quer . Punir o trabalhador suspendendo o trabalhador de trabalhar. Esse tipo de ipocrecia só tem no Brasil. Impressionante como esses políticos fazem de tupo para prejudicar os trabalhadores

    Resposta

Deixe um comentário!

Consumo do Tesla Semi surpreende Conheça as oito personalidades da Ford F-150 Conheça o Ford Thorco – O caminhão de dois motores Conheça 8 dicas para evitar quebras no seu caminhão Conheça as cores preferidas dos caminhões DAF