Tesla Semi deve ganhar novo sistema de piloto automático

O caminhão totalmente elétrico Tesla Semi deve receber um novo sistema de piloto automático que está sendo desenvolvido pela Tesla. Uma unidade do modelo foi flagrada em Palo Alto, na Califórnia, equipada com o protótipo de um Lidar.

O Lidar é um tipo avançado de radar, que consegue detectar objetos e medir distâncias, por exemplo, de forma muito precisa. Com esse sistema, o caminhão consegue realmente “ver” o que está à frente.

Atualmente, o sistema Tesla Autopilot, que é um conjunto de recursos avançados do sistema de assistência ao motorista oferecido pela montadora, com nível 2 de automação, usa câmeras, um sonar e um sistema de radar.

A mesma tecnologia também vem sendo testada, há algum tempo, nas picapes Tesla Cybertruck.

Possivelmente, o sistema suba no nível de automação, passando para nível 3, onde o próprio veículo toma decisões de como agir no trânsito, usando inteligência artificial. Com isso, o motorista não precisará dirigir o caminhão, e poderá desempenhar outras atividades dentro da cabine, mesmo fora do posto de condução.

As primeiras unidades do Tesla Semi já estão sendo usadas por transportadoras, e o modelo deve ser refinado, com mais tecnologia, para vendas nos próximos anos.

Fotos de The Kilowatts (Twitter) e dad_uff (Twitter).

Rafael Brusque - Blog do Caminhoneiro

Nascido e criado na margem de uma importante rodovia paranaense, apaixonado por caminhões e por tudo movido a diesel.

Deixe um comentário!

VW Constellation está sendo negociado na Holanda Caminhões mais potentes do mundo são chineses Conheça os caminhões mais potentes do Brasil Volvo FH 540 é o caminhão mais vendido do Brasil Conheça o NIKOLA TRE movido a hidrogênio