Vídeo mostra o movimento do líquido transportado em caminhão tanque
O transporte de cargas líquidas requer cuidados extras dos motoristas. Isso se dá por conta da dinâmica dos fluídos, que é bastante diferente do transporte de cargas sólidas.
Quando o caminhão se movimenta, o líquido transportado se move em sentido contrário, produzindo forças que podem ser perigosas dependendo da quantidade de carga transportada e da velocidade desenvolvida.
O nome do efeito é dinâmica “Slosh”, que é potencializado em tanques que não tem estruturas do tipo quebra onda, ou quando a carga transportada fica entre 20% e 80% da capacidade do tanque.
No caso da quantidade de carga transportada no caminhão, existe a regra 80/20. Não se trata de uma legislação específica, mas sim de uma regra informal, do ponto de vista técnico.
Quando o tanque está com carga parcial, o movimento slosh é potencializado, transferindo mais peso para as laterais do tanque durante curvas, o que pode facilitar o tombamento.
A regra se chama 80/20 porque acima de 80% do volume cheio, a massa do líquido é grande, mas o espaço para movimentação é pequeno. Abaixo de 20% do volume cheio, o espaço para movimentação é grande, mas a massa do líquido é pequena para afetar a estabilidade.
Na faixa intermediária (entre 20% e 80%, especialmente entre 40% e 60%), a massa é grande e o espaço para deslocamento lateral também é grande, permitindo a transferência adicional de peso entre os lados do tanque durante as curvas e manobras. E este fator é decisivo para ocorrer o tombamento do veículo.
Geralmente, caminhões equipados com carrocerias tanque de maior capacidade possuem sistemas quebra onda instalados em seu interior, o que reduz o movimento da carga, especialmente durante frenagem e acelerações, e também em aclives/declives.
Comparando a velocidade do líquido no interior do tanque sem e com quebra ondas, é possível notar que no tanque com o interior totalmente oco o líquido se movimenta com o dobro da velocidade, podendo causar acidentes.
Um caminhão imenso sai de uma longa distancia e querem que descarregue tudo? Exemplo caminhões de abastecimento de postos de combustíveis, eles precisam abastecer vários postos, portanto a carga tem alteração! Como resolver? Criar divisões, câmaras separadas com sistema de equalização e bombeamento independente, assim pode distribuir a carga da melhor forma mantendo câmaras sempre cheias e bem distribuidas, ou não tem engenheiro ou são muito burros mesmo!
Onde já cê viu anda com a carga pela metade 😂😂😂😂😂😂😂😂
Todos os países do mundo funcionam em cima de leis.
Já que no Brasil tudo só funciona em cima de leis . Porque não fazem logo uma droga de uma lei que obrigado o caminhão tanque só andar cheio