Caminhões pegam fogo na fábrica da Nikola
Pelo menos quatro caminhões totalmente elétricos Nikola Tre foram destruídos por um grande incêndio na fábrica da Nikola, em Phoenix, Estados Unidos. Há suspeita de envolvimento de criminosos.
Os veículos estavam estacionados na área externa da fábrica, e a Nikola já publicou uma nota, informando sobre a suspeita de incêndio criminoso. de acordo com a empresa, havia movimentação de veículos na área onde o incêndio começou.
Logo após o início do fogo, os bombeiros foram chamados e deslocaram equipes especializadas em materiais perigosos para controlar as chamas.
Havia o risco do fogo se alastrar bastante, já que as baterias dos veículos elétricos acabam sendo um problema durante incêndios.
Os bombeiros passaram várias horas jogando água nos veículos queimados, para resfriar os componentes elétricos e evitar que o fogo recomeçasse.
A situação da Nikola não é fácil nos últimos meses. A empresa tem realizado demissões em massa e reduzido investimentos, além de passar a trabalhar estritamente por encomendas, por conta da redução de demanda por veículos elétricos.
Criminoso, hein? Até provarem o contrário acho que é desculpa para esconder que essas churrasqueiras elétricas pegaram fogo sozinhas por pane/curto circuito.
As palavras finais dessa reportagem dizem tudo: “redução da demanda por veículos elétricos”. Não são confiáveis, sem robustez, perdem capacidade de autonomia conforme com o tempo de uso, não podem rodar em dias muito quentes (bateria estufa, vaza e pega fogo), uma pane na central multimídia e o veículo não anda porque aquela central controla todo o veículo, sem componentes mecânicos e só depende de módulos frágeis.
Digo e repito, captura de carbono é a solução contra a poluição sem precisar demonizar o petróleo na indústria dos transportes. Deve-se investir em veículos com catalisadores mais avançados, que absorvam os poluentes e façam armazenamento deles em tanques para depois esvaziar os poluentes em postos adaptados a coleta dos mesmos.