Ford F-Max ganha versão a hidrogênio com motor de combustão interna
O hidrogênio é considerado um dos combustíveis do futuro, mas quase sempre é lembrado quando se fala de veículos equipados com células de combustível, que usam a reação química do hidrogênio para a produção de eletricidade.
Mas uma forma bem mais simples de adoção desse combustível é o uso em motores de combustão interna, semelhantes aqueles que queimam diesel e gasolina.
Uma empresa da Bélgica, a CMB.TECH, junto com a Ford Trucks, anunciaram uma colaboração para o desenvolvimento de caminhões a hidrogênio, que funcionam também com diesel. A base do projeto será o caminhão F-Max, grande sucesso de vendas da Ford Trucks, que é produzido na Turquia.
A empresa CMB.TECH vai fazer a conversão dos motores diesel em motores flex a hidrogênio, usando tecnologias desenvolvidas nos últimos anos.
De acordo com as empresas, o processo de conversão não requer ajustes no motor diesel tradicional, apenas um anel de injeção de hidrogênio é adicionado ao sistema de admissão, tornando o conceito facilmente implantável em larga escala.
Com a tecnologia, o caminhão passa a ser bicombustível, com o hidrogênio aspirado para a câmara de combustão, o que exige menos injeção de diesel para alimentar o motor.
O processo de conversão começa com a montagem dos tanques de hidrogênio nos caminhões, atrás da cabine, e a instalação do sistema de injeção da CMB.TECH no motor. Em seguida, a unidade de controle do motor é instalada.
A partir daí, ocorre o controle de qualidade e a validação dos caminhões bicombustíveis a diesel e hidrogênio. A conversão para o caminhão a hidrogênio da CMB.TECH pode reduzir o uso tradicional de diesel e as emissões de poluentes, mantendo o uso do diesel para aqueles momentos em que o reabastecimento de hidrogênio não é possível.
As empresas trabalham no projeto há três anos, e enxergam o sistema como uma solução rápida para a redução das emissões, até que outras tecnologias de uso do hidrogênio como combustível ganhem escala.
“Após 3 anos trabalhando juntos, estou satisfeito por podermos anunciar oficialmente a colaboração entre a Ford Trucks e a CMB.TECH. O conceito em que trabalhamos é simples e tem potencial para crescer massivamente. Podemos usar seus caminhões que podem ser modificados em três dias em qualquer oficina. Juntamente com a Ford Trucks, estamos prontos para expandir ainda mais em toda a Europa, trazendo uma solução de baixo carbono, acessível e robusta para o transporte rodoviário pesado de longo curso”, destacou Roy Campe, CTO da CMB.TECH.