International apresenta supercaminhão nos Estados Unidos
A International, que faz parte do Grupo Navistar, apresentou hoje o novo SuperTruck II, caminhão conceito desenvolvido em colaboração com o Departamento de Energia dos Estados Unidos. O caminhão obtém uma média de 6,80 km/l.
De acordo com a Navistar, o novo caminhão traz uma série de inovações tecnológicas, um sistema de propulsão híbrido, e garante uma melhoria de 170% na eficiência do transporte de cargas. A primeira versão do modelo foi apresentada em 2009.
O bruto conta com grande redução de peso, com uso de materiais inovadores, baixa resistência ao rolamento, uma ampla variedade de soluções aerodinâmicas e modificações no trem-de-força, oferecendo um nível de eficiência jamais alcançado.
“Com o co-financiamento do Departamento de Energia, os engenheiros da Navistar experimentaram tecnologias prospectivas não disponíveis atualmente no mercado de caminhões pesados para acelerar o impacto da mobilidade sustentável. A equipe concentrou seu projeto na eletrificação de alta tensão, utilizando a tecnologia híbrida em um caminho para a eletrificação total que tem potencial para ser comercializada em veículos totalmente elétricos e melhorar o custo total de propriedade (TCO) dos clientes e as operações comerciais”, disse Russ Zukouski , engenheiro-chefe de inovação do programa Supertruck.
O caminhão recebe um motor convencional, a diesel, com uma série de melhorias, aliado a um sistema de propulsão elétrico. O sistema híbrido garante diversas melhorias, como um ganho de eficiência térmica do freio motor de 55%.
Além da construção do caminhão, a Navistar desenvolveu uma carreta especialmente para o projeto, que é totalmente integrada ao caminhão.
Boa parte das tecnologias usadas foram desenvolvidas com a colaboração das marcas do Grupo Traton, do qual a Navistar faz parte, junto com Scania, MAN e Volkswagen.