Peterbilt faz recall de 5 mil caminhões por risco de incêndio
Quase 5 mil unidades do novíssimo Peterbilt 579 estão sendo convocados para um recall que pode evitar incêndios no motor. De acordo com a montadora, um fixador instalado de forma errada no alternador do veículo pode provocar fogo.
Pelo menos seis caminhões tiveram incêndios em baixo do capô, mas não houveram mortes nem feridos decorrentes do problema.
Os caminhões envolvidos no recall, 4.914 unidades, são equipados com motores Paccar MX-13 e alternadores de 160 A. Caso o cabo positivo do alternador tenha sido instalado de forma incorreta, pode haver contato com um suporte de mola, o que causa os incêndios.
Aparentemente, a montagem incorreta ocorreu em todos os veículos chamados para o recall. O serviço é gratuito, com a substituição dos cabos e verificações adicionais de segurança.
A investigação sobre o problema começou em 11 de maio e foi decidido pelo recall em 06 de junho, e envolve caminhões fabricados entre 26 de abril de 2021 e 29 de julho de 2022.
A montagem incorreta do sistema tinha sido detectado em julho de 2022, quando a montadora inverteu a montagem dos cabos do alternador.
Os problemas mais graves ocorreram em seis caminhões que foram incendiados. Outro proprietário acionou a garantia ao notar o problema.