CaminhõesCuriosidadesNotíciasNotícias

País Basco cria programa para renovação de frota de caminhões com cinco anos de uso

Aqui no Brasil, foi iniciado um programa governamental para a substituição de caminhões com mais de 20 anos de uso por modelos mais novos. A ideia é boa, já que os veículos novos poluem menos, são mais seguros, e reduzem o custo logístico do país.

Na Europa, desde 2012 já vigora a norma Euro6, adotada por aqui em janeiro, e os caminhões por lá tem idade média bem baixa em relação ao Brasil. Mesmo assim, programas de renovação de frota são relativamente comuns.

No País Basco, que fica no norte da Espanha, o governo local anunciou a liberação de subsídios para a troca de caminhões com cinco anos de uso ou mais. Portanto, são caminhões Euro 6, fabricados antes de 2019.

A medida visa evitar que esses caminhões sejam vendidos como usados para outros países, como acontece comumente para Chile, Paraguai e países africanos.

Ao entregar um caminhão para o programa, o governo se encarregará do sucateamento do veículo, determinando que seja impossível voltar a circular. Após a entrega, o transportador recebe valores, que não foram divulgados, para a compra de um caminhão novo.

Os subsídios serão dados de acordo com o tamanho da empresa, se limitando a cinco veículos por cadastro.

Os caminhões mais novos atendem a norma de emissões Euro 6, que atualmente está na etapa E. O governo pretende retirar de circulação os modelos das etapas A até D, que já são considerados defasados tecnologicamente.

Rafael Brusque - Blog do Caminhoneiro

Nascido e criado na margem de uma importante rodovia paranaense, apaixonado por caminhões e por tudo movido a diesel.

Deixe um comentário!

Consumo do Tesla Semi surpreende Conheça as oito personalidades da Ford F-150 Conheça o Ford Thorco – O caminhão de dois motores Conheça 8 dicas para evitar quebras no seu caminhão Conheça as cores preferidas dos caminhões DAF