Suécia quer reduzir burocracia para novos motoristas de caminhão
A Suécia é mais um país que pretende afrouxar as regras para motoristas de caminhão, visando reduzir a escassez de profissionais nesse setor. Um projeto apresentado recentemente planeja permitir que motoristas com carteira de habilitação para automóveis sejam automaticamente habilitados para a direção de caminhões.
A Administração Sueca de Transportes já trabalha para criar um programa de testes e avaliar como colocar o projeto em prática.
Semelhante ao Brasil, os motoristas de automóveis da Suécia obtém a habilitação B. Para caminhões, a habilitação profissional começa com a letra C até a letra E.
Para o governo sueco, a habilitação profissional gera custos extras e cria desafios que afastam potenciais candidatos ao setor.
O projeto prevê que motoristas que tenham habilitação B há dois anos poderão dirigir caminhões menores, com até 5 toneladas de peso bruto total, desde que sejam movidos a combustíveis alternativos, como gás ou eletricidade.
Além da questão da escassez de motoristas profissionais, a medida pode acelerar a adoção de veículos elétricos no transporte de cargas.