AutomobilismoCaminhõesCuriosidadesNotícias

Ford Cargo ganha versão bicuda para o Rally Dakar

Ainda faltam vários meses para o início do Rally Dakar 2024, mas as equipes já trabalham duro para o desenvolvimento dos veículos que vão competir na prova, considerada a mais difícil do mundo.

E, em muitos casos, soluções curiosas são adotadas para que o desempenho do veículo seja aumentado. É o caso da conversão de um Ford Cargo, com a mesma cabine que era vendida no Brasil, para um modelo bicudo.

O curioso caminhão foi criado pela empresa polonesa TechTIR, que reposicionou a cabine, melhorando a distribuição de peso do modelo.

Além disso, o bruto recebeu um motor Ford, produzido na Turquia, de 13 litros, que teve a potência aumentada para cerca de 1.200 cavalos, com torque impressionante de 5.000 Nm.

Além das modificações na unidade de potência, o caminhão foi preparado de cima a baixo, com nova caixa de câmbio e sistema de transmissão 4×4, suspensão preparada, novo sistema de tomada de ar, novo escapamento, e reforços na cabine, com uma gaiola de segurança e três assentos, para o piloto, navegador e mecânico.

Os primeiros testes com o caminhão, realizados em um rally na República Tcheca, foram muito bem sucedidos.

O Dakar 2024 acontece na Arábia Saudita, entre os dias 5 e 19 de janeiro, por uma rota de mais de 5 mil quilômetros.

Rafael Brusque - Blog do Caminhoneiro

Nascido e criado na margem de uma importante rodovia paranaense, apaixonado por caminhões e por tudo movido a diesel.

Deixe um comentário!

Consumo do Tesla Semi surpreende Conheça as oito personalidades da Ford F-150 Conheça o Ford Thorco – O caminhão de dois motores Conheça 8 dicas para evitar quebras no seu caminhão Conheça as cores preferidas dos caminhões DAF