CaminhõesCuriosidadesDestaquesHistóriaMontadorasNotícias

Volvo FH teve versão com motor Cummins de 565 cavalos

A linha de caminhões Volvo FH é conhecida pela robustez, segurança e tecnologia, praticamente dominando o mercado de cavalos mecânicos desde 1993, quando o pesado chegou ao mercado.

Mas o que talvez você não saiba é que o FH, e também o NH, versão bicuda do pesado, tiveram como opção a motorização Cummins, pelo menos na Austrália.

Apresentada em 1998, a linha Volvo Cummins Signature trazia um potente motor de 15 litros, com potência de 565 cavalos, e torque de 2.508 Nm.

O motorzão era uma resposta da Volvo à crescente demanda por caminhões mais potentes na Austrália e Nova Zelândia, onde o uso de composições do tipo roadtrain, com duas ou mais carretas atreladas ao cavalo mecânico estava crescendo significativamente.

O motor usado trazia 15 litros de cilindrada, com seis cilindros em linha, sistema de turbo com geometria variável e duplo comando de válvulas no cabeçote, que aumentava a eficiência do freio motor.

Atrelada ao motor estava uma caixa de câmbio Volvo Easyshift VT2514OD, que trazia trocas de marchas mais leves e suaves.

Além da linha FH, a Volvo oferecia o NH, com cabine bicuda, e entre-eixos mais longo. De acordo com a Volvo, o NH combinava o design americano  com conforto europeu sendo fabricado na Austrália.

Os caminhões recebiam um novo painel de instrumentos, área envidraçada maior, e cabine com estrutura mais reforçada. Para o NH estavam disponíveis tanques de combustível de 2 mil litros, excelente capacidade para as intermináveis estradas da Austrália, onde os postos de combustível são raridade.

O FH com motor Cummins podia ser fabricado em versões 6×4 e 8×4, e poderia receber cabines de teto baixo ou alto, a famosa Globetrotter.

A capacidade máxima de tração para os caminhões equipados com o poderoso Cummins de 565 cavalos era de 125 toneladas.

Infelizmente há poucas informações sobre o modelo, que parece ter sido produzido entre 1998 e 2006, apenas para o mercado australiano e neozelandês.

Rafael Brusque - Blog do Caminhoneiro

Nascido e criado na margem de uma importante rodovia paranaense, apaixonado por caminhões e por tudo movido a diesel.

Deixe um comentário!

Consumo do Tesla Semi surpreende Conheça as oito personalidades da Ford F-150 Conheça o Ford Thorco – O caminhão de dois motores Conheça 8 dicas para evitar quebras no seu caminhão Conheça as cores preferidas dos caminhões DAF