Caminhões de emissão zero são usados para o transporte de carvão na China
Caminhões que não emitem nenhum tipo de poluente estão sendo usados para o transporte de carvão mineral na China, um dos combustíveis mais poluentes do mundo. A fabricante Changzheng Automobile apresentou recentemente o modelo Long March Q1 6×4 (Longa Marcha), que é movido a hidrogênio.
O novo caminhão não emite nenhum tipo de poluente durante sua operação. A conversão do hidrogênio em energia produz apenas água como subproduto nas células de combustível.
Ele recebe um motor elétrico de 400 kW (543 cavalos) de potência máxima, que é acoplado a uma transmissão automática de seis velocidades.
O caminhão pode armazenar 1.680 litros de hidrogênio (40 kg) atrás da cabine, em um rack que pode ser removido para acelerar o reabastecimento.
De acordo com o fabricante, o caminhão consome 10,1 quilos de hidrogênio a cada 100 quilômetros rodados.
Uma das primeiras vendas significativas do modelo aconteceu no final de agosto, para a área de mineração de Fengfeng, na cidade de Handan.
Vinte caminhões foram entregues, para compensar as emissões de uma siderúrgica, que usa o carvão mineral como combustível.
O preço do caminhão não foi divulgado. As vendas de caminhões elétricos e de outros tipos de combustíveis alternativos, como o hidrogênio, estão em alta na China. Enquanto a venda de modelos a diesel subiu apenas 1,5% neste ano, os modelos alternativos cresceram mais de 45%.