CaminhõesCuriosidadesDestaquesMontadorasNotíciasNotícias

Mercedes-Benz Axor pode ganhar substituto em breve

Um possível Mercedes-Benz Antos foi flagrado em testes em Barra Mansa, no Rio de Janeiro, pelo fotografo de caminhões José Augusto de Souza Oliveira. As fotos mostram o caminhão totalmente camuflado, em versão 4×2, engatado em uma carreta de três eixos.

O modelo é o possível substituto do Axor, que deixou de ser produzido em dezembro de 2022, por conta da atualização da linha para o Euro 6, já que a versão produzida estava em seu limite de desenvolvimento, com mais de 17 anos de produção ininterrupta.

O Axor tinha 20 variantes, sendo 13 rodoviárias, com tração 4×2 e 6×2 sendo cavalo mecânico ou rígido; e 6×4, exclusivamente como cavalo mecânico. Os modelos off-road são versões 6×4, produzidos como cavalo mecânico ou chassi rígido.

RECOMENDADO  FICHA TÉCNICA - DAF XF FTT 480 6x4

Em versão Euro 5, o caminhão era produzido com potências variando entre 326 cavalos e 439 cavalos de potência na versão estradeira, e 310 cv e 439 cv na versão off-road.

O sucessor do Axor, “Antos” ou uma versão de entrada do Actros, com cabine menor e mais simples, poderá ser lançada no Brasil oficialmente durante  a Fenatran de 2024.

O Axor era um grande sucesso da montadora, já que era um caminhão extremamente robusto, com um custo de aquisição baixo pelo que entregava.

Na Europa, o Antos já não é mais produzido. As versões do modelo passaram a ser nomeadas de Actros, já que ambos utilizam a mesma cabine, que se diferencia pelo tamanho, e diversos elementos estéticos.

Antos em versão cavalo mecânico na Europa
Antos em versão cavalo mecânico na Europa

Pelo que é possível notar no flagra feito por José Augusto no Rio de Janeiro, o caminho terá uma cabine com tamanho semelhante à usada no Axor, que é mais baixa que a do Actros e tem o túnel do motor mais elevado na parte interna.

RECOMENDADO  Scania 460P 8X4 ganha sistema engenhoso de direção no último eixo

Além disso, faróis, para-choque e elementos da grade dianteira remetem à geração atual do Actros, vendido no Brasil.

Por ser um modelo de entrada, o acabamento deverá ser mais simples, algo que é possível notar pelos retrovisores presentes no caminhão.

Rafael Brusque - Blog do Caminhoneiro

Nascido e criado na margem de uma importante rodovia paranaense, apaixonado por caminhões e por tudo movido a diesel.

2 thoughts on “Mercedes-Benz Axor pode ganhar substituto em breve

  • José Soares da Silva

    Realmente lamentável eu sou mercedeiro foi chefe de oficina por 10 anos na rede de concessionária e não tem no mercado um motor eletrônico melhor q os da série 900 e os dos pesados sem contar com a parte de tratamento de cabina eixo traseiro. Pra mim o que complicou foi a política de financiamento implementada pela chasler q e a parte financeira da marca.

  • Mercedes já era em pesados.. tirou o axor. Hoje vende 170 caminhões pesados no mês a daf engoliu ela. Vende mais de 600 por mês quem vai engolir ela vai ser a vw e a Iveco…quer triste para uma marca tão importante neste país…. lamento ver a queda da manhã minha marca preferida…antes ela era a segunda terceira ou até a primeira em vendas de pesados batendo volvo e scania…. hoje é última

Fechado para comentários.

Descubra mais sobre Blog do Caminhoneiro

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading