Novidades

Conheça o GMC Crackerbox, um caminhão com cabine de apenas 1,20 metros e motor V12

Imagem de FavCars

Em 1959 a GMC lançava um novo modelo de caminhão para os Estados Unidos, denominado de Model F. O modelo foi apelidado de “Crackerbox”, que pode ser traduzido como “caixa de biscoitos”. Esse apelido é por conta da cabine, que tinha apenas 48 polegadas (1,21 metros) de comprimento! Era tão curta que parecia nem caber um motorista com conforto. E na verdade não cabia, mas era funcional e básica para executar sua função: tracionar carretas maiores.

Além do conforto, o Crackerbox não tinha o melhor isolamento acústico nem os melhores índices de segurança em colisão. Mas por outro lado, era fabricando inteiramente em alumínio, fazendo com que fosse bastante leve. Aliado ao comprimento reduzido, ele permitia carretas mais longas e pesadas.

Imagem de kscarbel2/BigMackTrucks

Na imagem acima é possível ver que havia duas configurações básicas de cabine, com ou sem recuo do eixo dianteiro, permitindo uma distância entre eixos de até 108 polegadas (2,74 metros). Havia também uma opção de cabine leito com apenas 60 centímetros. Na verdade, as configurações eram muitas, desde eixos de tração simples (4X2) e trucado (6X4), além de opcionais de eixos de direção no tandem.

RECOMENDADO  Essa empresa possui uma oficina móvel para reparo de pesados
Imagem de klintan77/Flickr

Várias opções de motor estavam disponíveis para configurar o Crackerbox. Um deles era o Detroit Diesel e outro era um gigante V12 a gasolina, ficava sempre na opção do cliente. O Crackerbox foi vendido apenas como GMC, pois não havia modelo Chevrolet equivalente. Foi vendido até 1969 quando a GMC lançou um novo modelo, que fez muito sucesso: o Astro, que já publicamos sua história aqui no blog.

One thought on “Conheça o GMC Crackerbox, um caminhão com cabine de apenas 1,20 metros e motor V12

  • 📤🌡️🚛 Por iSSo Q não prosseguiu lá na EUA 🇮🇴 Conforto O !? De fosse Aqi n Brasil 🇧🇷 tinha 💣 bombado 🤓⚠️ .

    Resposta

Deixe um comentário!

Descubra mais sobre Blog do Caminhoneiro

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading