CaminhõesDestaquesMontadorasNotíciasNovidades

Pepsico vai receber novos caminhões Tesla Semi

Imagem de PepsiCo Beverages North America

A Tesla vai aumentar a produção dos caminhões elétricos Semi nos Estados Unidos, para entregar mais 50 unidades para a Pepsico. A empresa de alimentos e bebidas é a maior frotista do Tesla Semi atualmente, com 36 unidades, e chegará a 86 até o ano que vem.

O caminhão já é testado pela empresa há mais de um ano, e outros grandes clientes, como Martin Brower, Sysco, Walmart e Costco já tem algumas unidades do veículo em operações, especialmente na Califórnia.

Apesar disso, a produção ainda é extremamente baixa, com poucas unidades sendo montadas a cada mês, de forma quase manual. A Tesla ainda está construindo a fábrica que abrigará a linha de montagem do Semi, em Nevada, que deve ficar pronta em 2025.

A produção a todo vapor deve começar no final de 2025, com as primeiras entregas para os clientes em 2026. Inicialmente, a produção deve seguir uma crescente, até atingir o máximo de 50 mil unidades anuais.

O Tesla Semi tem dezenas de milhares de pedidos desde a sua apresentação, em 2017. O caminhão era esperado para 2019, e sofreu uma série de atrasos, por vários fatores. Apesar disso, foram poucos os transportadores que cancelaram as pré-reservas, após pagarem o valor de US$ 5 mil.

RECOMENDADO  FICHA TÉCNICA - MERCEDES-BENZ Atego 3033 8x2

O Tesla Semi poderá ser especificado em duas versões, com alcance de 300 e 500 milhas (480 ou 800 quilômetros), e o preço deve ficar em torno de US$ 300 mil, pouco acima do valor de um caminhão a diesel zero km nos Estados Unidos.

De acordo com a Pepsico, o caminhão faz uma média de 1,7 kWh por milha rodada, e o custo de operação fica muito abaixo de um modelo diesel, mesmo com carga completa, com PBTC de 80 mil libras, cerca de 37,2 toneladas.

Além dos caminhões, a Tesla está trabalhando na criação de uma grande rede de pontos de recarga para as baterias, com potência de até 1 MW, para que os veículos fiquem o mínimo de tempo parados.

RECOMENDADO  Conheça esse reboque militar americano, que já está em uso no Brasil

Nas instalações da PepsiCo Beverages North America em Fresno, na Califórnia, oito carregadores Tesla de 750 quilowatts e dois sistemas de armazenamento de energia de bateria Tesla Megapack foram instalados para recarregar os caminhões Semi elétricos. Eles são usados diariamente, em rotas de até 1.000 milhas, com recargas completas à noite e recargas rápidas durante o carregamento e descarregamento das mercadorias.

 

 

Rafael Brusque - Blog do Caminhoneiro

Nascido e criado na margem de uma importante rodovia paranaense, apaixonado por caminhões e por tudo movido a diesel.

Deixe um comentário!

Descubra mais sobre Blog do Caminhoneiro

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading