CaminhõesDestaquesDieselMontadorasNotíciasNotíciasNovidadesTecnologia

Volvo vai lançar FH com motor de combustão interna de hidrogênio

Imagem de Volvo Trucks

A Volvo dá mais um passo em direção aos caminhões de Zero Emissões, com o desenvolvimento do FH com motor de combustão interna de hidrogênio, planejados para testes a partir de 2026. De acordo com a Volvo, os novos caminhões serão lançados oficialmente no final da década.

Diferente de uma célula de combustível, onde o hidrogênio passa por uma reação química que gera eletricidade, os motores de combustão interna de hidrogênio queimam o combustível nos cilindros, como ocorre com o diesel.

Para a Volvo, esse é o combustível mais adequado para rotas de longas distâncias, especialmente pelo tempo de abastecimento, semelhante ao de um caminhão a diesel, e também pela facilidade de operação mesmo em locais onde não existe infraestrutura de carregamento de baterias para caminhões elétricos.

A Volvo já está desenvolvendo e testando a tecnologia em laboratório, e os testes nas estradas, pela própria Volvo e com alguns clientes selecionados, devem começar em 2026.

Esses caminhões serão complementares à oferta da Volvo de modelos com outros tipos de propulsão, como motores diesel, elétricos, gás, e com células de combustível, por exemplo.

RECOMENDADO  FICHA TÉCNICA - VOLVO FMX- 460 8X4

“Os caminhões onde o tradicional motor de combustão interna permanece, mas funciona a hidrogênio, terão o mesmo desempenho e confiabilidade que os nossos caminhões a diesel, mas com o benefício adicional de emissões líquidas praticamente zero. Serão um complemento valioso para os nossos caminhões elétricos a bateria, que estão no mercado há vários anos”, afirma Jan Hjelmgren, Chefe de Gestão de Produto e Qualidade, Volvo Trucks.

Os caminhões Volvo com motores de combustão interna a hidrogênio contarão com injeção direta de alta pressão (HPDI), uma tecnologia em que uma pequena quantidade de combustível de ignição é injetada com alta pressão para permitir a ignição por compressão antes da adição de hidrogênio. As vantagens desta tecnologia incluem maior eficiência energética com menor consumo de combustível e maior potência do motor.

Isso quer dizer que uma pequena quantidade de HVO (óleo vegetal hidrotratado) é injetada nos cilindros, para dar a ignição necessária à queima do hidrogênio.

RECOMENDADO  Volvo comemora venda de 50 VNL 860 para Legend Transportation

O Grupo Volvo assinou um acordo com a Westport Fuel Systems para estabelecer uma joint venture para o desenvolvimento da tecnologia HPDI. A joint venture deverá entrar em operação no segundo trimestre de 2024.

Além de uma autonomia comparável a de modelos diesel, usando cilindros de hidrogênio instalados nas laterais do chassi e atrás da cabine, os caminhões emite quantidades muito pequenas de NOx e CO2, por isso, são considerados “Veículos com Emissão Zero” (ZEV) pelas regras da União Europeia.

Volvo FH equipado com célula de combustível de hidrogênio em testes | Imagem de Volvo Trucks

Rafael Brusque - Blog do Caminhoneiro

Nascido e criado na margem de uma importante rodovia paranaense, apaixonado por caminhões e por tudo movido a diesel.

Deixe um comentário!

Descubra mais sobre Blog do Caminhoneiro

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading