DAF Torpedo é nova joia do museu da DAF na Holanda

Há exatos quatro anos, no dia 23 de junho de 2020, um velho caminhão DAF Torpedo chegou à oficina de restauração do museu da DAF, em Eindhoven, na Holanda. Fabricado na década de 1960, o caminhão estava em péssimo estado de conservação, mas era uma peça valiosa da história da montadora.
Chamado de VIPRE, o caminhão é engatado em uma carreta tipo ônibus, semelhante aos modelos papa-fila que rodavam no Brasil décadas atrás. Em holândes, VIPRE significa “Transporte de Pessoal para a Região Industrial de Eindhoven”.
O museu da DAF recebe voluntários na oficina para os trabalhos de restauração, e o caminhão precisou dos quatro anos de trabalho para ficar exatamente como no dia em que saiu da linha de montagem.

O veículo foi completamente desmontado, e cada parafuso, peça e sistema foram meticulosamente restaurados.
“Foi com muito orgulho que apresentamos a “Bela Adormecida” no dia 23 de junho”, afirma Geert van Rooij, curador do museu. “É fantástico termos aqui voluntários com a experiência necessária para realizar uma restauração tão extensa. E também é fantástico termos finalmente conseguido completar a nossa combinação VIPRE.”

O caminhão foi apelidado de “Bela Adormecida”, porque realmente estava adormecido há muitos anos antes do início do processo de restauração.
O reboque VIPRE usado no caminhão já havia sido restaurado há alguns anos, e inclusive estava sendo usado engatado em outro caminhão DAF na exposição do museu.


Olá!
Muita boa sorte a todos.
É muito bom conhecer os antigos meios de transporte e suas coriosidades.
Belíssima história,muito bacana de grande importância eu trabalho em um daf costumo em meus vídeos dizer caminhões daf começou ontem i hoje no podium dos melhores