Novo Scania terá air-bag lateral para tombamentos




16225-002

800x150_blogodocaminhoneiro_02

A nova geração de caminhões Scania, que será apresentada dia 23 de agosto e já teve algumas imagens vazadas, será a primeira da montadora a ter airbags laterais no formato de cortina, que protegem a cabeça e braços do motorista e passageiros em caso de capotamento, um dos tipos mais graves e comuns de acidentes com caminhões.

“O uso do cinto de segurança é essencial para permitir que esses sistemas de segurança façam seu trabalho e garantam que o motorista não seja arremessado para fora da cabine”, disse Christofer Karlsson, responsável pelo desenvolvimento dos sistema de segurança para o novo caminhão Scania. “Nosso sistema de airbags laterais, combinados com o airbag frontal no volante e os pré-tensionadores do cinto de segurança, garantem que o motorista e os passageiros tenham uma chance muito maior de sobrevivência em caso de acidentes graves, como capotamentos, com consequências menos graves do que em qualquer outro caminhão”.

O novo Scania foi desenvolvido com diversas características de segurança ativa e passiva, uma série de medidas extras que protegem aqueles que estão na cabine. Ao oferecer os airbags de cortina, a Scania acredita que pode haver uma redução significativa na proporção de motoristas que morrem em acidentes.

krockskydd_20160810_aiPor terem um centro de gravidade elevado, muitas vezes em curvas ou manobras evasivas para evitar veículos ou outros problemas, o caminhão acaba tombando lateralmente. Poucas vezes acontece do caminhão rolar sobre o próprio eixo durante o capotamento, pois após o tombamento o centro de gravidade se estabiliza na lateral do caminhão que está no chão. Isso faz com que o caminhão possa se arrastar por metros até parar. Os airbags laterais do novo Scania se abrem ao detectar o tombamento eminente, e permanecem inflados, evitando danos maiores. Os airbags podem ser inflados separadamente, dependendo do lado do tombamento.

O lançamento oficial do novo Scania será dia 23 de agosto, e poderá ser acompanhado ao vivo pelo link nextgenscania.com

Blog do Caminhoneiro – Conteúdo exclusivo. Para reprodução, cite o link exato para a matéria original.

 




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *