Melhor Motorista de Caminhão do Brasil consagra mais dois finalistas regionais

MMCB manobra




A competição Melhor Motorista de Caminhão do Brasil (MMCB), organizada pela Scania com o objetivo de incentivar, valorizar e treinar o motorista, consagrou mais dois campeões regionais, durante a décima-primeira etapa, realizada no último fim de semana em Jaboatão dos Guararapes (PE). Gilson Cardoso de Almeida, 47 anos, de Recife, foi o vencedor da rodada de sábado (18/10). E Joselito José de Santana, 37 anos, natural de Paulista, conquistou o primeiro lugar nas provas de domingo (19/10). A décima-primeira etapa contou com 84 aprovados nas provas pré-classificatórias.

No sábado, Gilson Cardoso Mendonça foi o primeiro bicampeão do Nordeste. Ele venceu em 2010 a etapa de Pernambuco e agora repetiu o feito. Nascido em Recife e pai de dois filhos, atualmente Gilson transporta cargas secas para a Transportes Ramthun, de Santa Catarina. Há 28 anos na profissão, ele pretende vencer o Melhor Motorista de Caminhão do Brasil em 2014 e acredita estar bem preparado. “A experiência na estrada e também nas três vezes em que participei da etapa regional do MMCB vão me ajudar a conquistar meu sonho, que é vencer a final nacional.”

Joselito José de Santana é o exemplo de determinação que a nova geração de caminhoneiros necessita para seguir na profissão. Ele está há apenas dois anos transportando bebidas para a Horizonte Amazônia, seu primeiro emprego como motorista de caminhão. Um dia completo no MMCB transformou a visão profissional desse pernambucano, de Paulista. “As palestras técnicas e, principalmente, os vídeos da Polícia Rodoviária Federal mudaram para sempre meu comportamento ao volante. Hoje sou outro motorista.”

LEIA MAIS  PRF recupera caminhão furtado em Mato Grosso

A Casa Scania Movesa organizou o evento e recebeu competidores, clientes, familiares e diretores da Scania. As provas (divididas em manobra, percurso, checklist e teórica) foram organizadas no sábado e no domingo. Durante o evento, a Caravana Scania do MMCB ofereceu serviços de apoio aos competidores e demais presentes. Diversão para as crianças, ações com os patrocinadores, gincanas e exames de saúde estavam entre as atividades oferecidas.

Foram arrecadados 1.150 kg de alimentos. Eles serão doados para o Lar de Clara, instituição de Jaboatão dos Guararapes com 300 crianças que recebem alfabetização até a 4ª Série.

“Foi uma etapa com muito calor e ótimo público, competitiva, organizada e divertida. Encerramos a última regional no Nordeste com o sentimento de missão cumprida. Agora vamos para a cidade de Marituba (PA) daqui a duas semanas. Só temos de agradecer a todos os participantes e aos colaboradores da Movesa Pernambuco pelo trabalho”, afirma Diogo Caldera, coordenador da etapa regional de Jaboatão dos Guararapes.

LEIA MAIS  Petrobras reajusta o preço do diesel em R$ 0,10

Etapas regionais

Gilson e Joselito aguardarão os outros concorrentes que serão selecionados nas próximas rodadas. A cidade de Marituba, na grande Belém, no Pará, sediará a décima-segunda etapa regional nos dias 1º e 2 de novembro, que elegerá mais dois campeões.

Pelo regulamento, as etapas são sempre realizadas nos fins de semana, totalizando 14 fases regionais, 28 rodadas com 28 finalistas. Em todo o Brasil, a Scania estabeleceu um novo recorde de participantes, 65 mil inscritos, supe rando as 47 mil inscrições da edição de 2012.

As próximas etapas serão Marituba, PA (1º e 2 de novembro); Contagem, MG (8 e 9 de novembro), e Rio de Janeiro (15 e 16 de novembro).




Deixe sua opinião sobre o assunto!