Meritor apresenta eixos para veículos 6×4

Eixo 6x4 Meritor




A Meritor, uma das principais fornecedoras de eixos e sistemas para o drivetrain de veículos comerciais, anuncia ao mercado uma nova solução destinada a caminhões com configuração de eixos 6×4. Trata-se do eixo traçado tandem (cujo nome comercial ainda não foi definido), com capacidade de carga de 57 a 100 toneladas, que permite ao condutor controlar a distribuição da tração entre o eixo anterior e posterior dependendo da condição de operação do veículo, ou seja, carregado ou não.

Para as ocasiões em que o veículo estiver vazio, como por exemplo, caminhões tanque e graneleiros em rota de retorno, algo muito comum em estradas brasileiras, é possível utilizar um sistema divisor de torque que elimina a transferência de tração para o eixo posterior, com a possibilidade de suspendê-lo por meio de bolsões pneumáticos transformando a configuração do veículo de 6×4 para 4×2, e baixá-lo quando carregado retornando a configuração original. Tudo isso é possível através de um sistema inteligente de controle de tração, onde é utilizado o mecanismo apenas quando necessário.

Essa inovação possibilita significativa economia de combustível, pneus, freios, além contribuir para o aumento de durabilidade dos componentes internos do diferencial, como pinhão, coroa, rolamentos e até óleo lubrificante, reduzindo os custos de manutenção e nível de emissões ao meio ambiente. “Se mensurar o retorno para o frotista, considerando apenas a redução de consumo de combustível, podemos dizer que a economia gerada por essa tecnologia pode variar de 3% a 6%”, afirma Arnaldo Camarão, engenheiro-chefe da Meritor.

O produto, que ainda está em fase de desenvolvimento, foi apresentado na 65ª Feira Internacional de Veículos Comerciais IAA em Hannover, na Alemanha, um dos mais importantes eventos do segmento. A ideia é que ele esteja em uso no mercado daqui a dois anos, porém a sistemista já está em contato com grandes montadoras para customização e adequação do produto às necessidades de cada veículo e aplicação.

RECEBA NOSSOS CONTEÚDOS NO E-MAIL





Seu e-mail (obrigatório)






Deixe sua opinião sobre o assunto!