Visita à Fábrica da DAF Caminhões

por Blog do Caminhoneiro

Fábrica DAF Caminhões (2)O Blog do Caminhoneiro esteve em Ponta Grossa-PR no início desta semana, e pode conhecer de perto a planta de fabricação de caminhões da DAF no Brasil e a concessionária modelo DAF MacPonta.

Um ano após o inicio da produção de caminhões no Brasil, a DAF convidou os principais jornalistas de transporte do país para apresentar a moderna linha de produção para montagem de caminhões XF que atualmente opera com produção média de duas unidades diárias, mas pode ter a capacidade ampliada para 40 caminhões diários sem necessidade de ajustes.

A DAF está iniciando as vendas e expandindo a rede de concessionárias neste ano, e projeta vendas de 400 unidades até dezembro. Atualmente somente o XF 105 é produzido, em duas versões de cabine, teto baixo e alto, dois tipos de tração, 6×2 e 6×4, e duas versão do motor Paccar MX13, de 410cv e 460cv. A estratégia da empresa para 2015 é a ampliação do leque de versões para o XF, com adoção da Super Space Cab, uma das maiores cabines do segmento, e também a motorização de 510 cv, além do início da produção do pesado CF, que já foi testado extensivamente em solo brasileiro e está com o projeto de produção pronto, faltando apenas ajustes burocráticos e acertos com fornecedores.

Fábrica DAF Caminhões (6)A unidade da DAF em Ponta Grossa está situada em um terreno de 2,3 milhões de metros quadrados, com área construída de 270 mil metros, uma das maiores do Grupo PACCAR no mundo. De acordo com Marcos Davila, presidente da DAF no Brasil, “Este foi um ano de grande aprendizado para a DAF e toda a nossa equipe. Finalizamos um investimento de US$ 320 milhões, que resultou na mais moderna fábrica do Grupo, pronta para produzir 10 mil caminhões por ano em dois turnos. Estabelecemos concessionárias em todas as regiões do país, investimentos em pós-venda e iniciamos os testes dos próximos lançamentos. E o mais gratificante, nossos clientes aprovaram e reconheceram todas as qualidade do nosso produto”.

Fábrica DAF Caminhões (4)Atualmente a fábrica emprega cerca de 190 colaboradores, que foram treinados pelo sistema DAF Academy, e alguns deles receberam capacitação técnica na matriz da empresa, na Holanda. Toda a linha de produção é limpa, emprega tecnologia de ponta na montagem dos veículos, e está preparada para dobrar a produção apenas com alguns ajustes e colocação de novas máquinas, sem a necessidade de ampliação do espaço físico.

Fábrica DAF Caminhões (5)Com conforto acima da média, o XF 105 é um caminhão potente e robusto, que foi testado por diversas transportadoras antes do inicio da produção, para ajustes às rodovias brasileiras. Essa estratégia de testes faz parte da estratégia comercial da marca, que valoriza o experimentar com melhor argumento de vendas, e é mantida até hoje, com caminhões para testes, de duração média de 15 dias, em todas as concessionárias. Nestes testes os transportadores podem comprovar na prática as qualidades do caminhão. De acordo com a montadora, o XF é mais confortável e econômico que os principais concorrentes, e tem durabilidade acima da média, além de ter o preço situado dentro da faixa da concorrência.

O DAF CF85, com lançamento programado para 2015, já está sendo testado por transportadoras brasileiras, e irá contar com duas opções de motorização, duas cabines e duas versões de tração. A nacionalização de componentes está de acordo com às exigências para financiamento via Finame.

Fábrica DAF Caminhões (3)Para o futuro no Brasil, a DAF pretende atingir uma participação de 10% do mercado de extrapesados, e ter uma rede de 100 concessionárias exclusivas, que chegarão a todas as regiões do país. Outro ponto comentado na coletiva foi o projeto de expansão de vendas para os mercados vizinhos da América Latina, como Colômbia, Peru, Chile e outros. O Brasil foi escolhido para receber a fábrica por ser o mercado de maior porte no segmento de transportes, sendo um dos maiores consumidores de caminhões do mundo.

Concessionárias

Fábrica DAF Caminhões (1)Após a visita a linha de montagem de caminhões e um rápido test drive com o XF 105, fomos até a concessionária DAF MacPonta, que recebeu investimentos de R$ 17,5 milhões, e é um das maiores concessionárias DAF no Brasil. Toda a estrutura da MacPonta está de acordo com as diretrizes da DAF Trucks, e se assemelha muito com as concessionárias europeias da marca.

A DAF MacPonta é resultado da sociedade entre José Divalsir Gondaski, o “Ferruge”, diretor da MacPonta Agro, concessionário John Deere, e José Álvaro Góes Filho, diretor do grupo Madcompen, que atua na área de suprimentos para marcenaria.  A região coberta pela MacPonta engloba 225 cidades do Paraná, e a empresa abrirá uma segunda loja em Marialva-PR, que já está em obras.

Fábrica DAF Caminhões (8)Em Ponta Grossa a MacPonta tem mais de 5 mil m² construídos, em um terreno de mais de 42 mil m², e além das áreas administrativas, e um amplo showroom, a concessionária tem áreas de funilaria e pintura, oficina e amplo pátio para manobras.

Para 2015 o concessionário tem meta de atingir 10 unidades mensais, e espera atingir a média logo no início do ano.

DAF XF 105.410 – Impressões

Fábrica DAF Caminhões (7)Após a visita à fábrica, pudemos fazer um rápido teste no caminhão, desengatado, mas que mostra os bons atributos do modelo. Ao embarcar no veículo, a primeira impressão é de uma espaçosa e ergonomica cabine. É possível, facilmente, fica em pé no caminhão, sem maiores problemas.

Todos os controles estão à mão, e a caixa automatizada facilita muito a vida ao volante. Durante o trajeto passamos por um trecho de estrada de chão, e o caminhão se manteve firme, sem solavancos, mesmo com a irregularidade do terreno, e também extremamente silencioso.

Graças a vedação acústica da cabine, com os vidros fechados, quase não se houve nenhum som externo, e a penetração do som do motor é suave, mas dá para ouvir o trabalho do PACCAR MX13, que se mostrou muito ágil. A caixa de marchas trabalha extremamente bem acertada com o motor, que faz a aceleração ser constante e suave.

Outro ponto interessante, ao fazer manobras em um “8” no trajeto, é o esterçamento da direção, que literalmente faz o caminhão andar de lado.

Com toda a tecnologia empregada nos modelos, o compromisso com a qualidade, atendimento e estrutura da rede de concessionárias, a DAF Caminhões mostra que veio ao Brasil com uma estratégia sólida de crescimento no mercado e um time preparado para consolidar esse crescimento.

Blog do Caminhoneiro

COMENTAR

QUER ENTRAR EM CONTATO COM O BLOG DO CAMINHONEIRO? ENVIE UMA MENSAGEM CLICANDO NO NÚMERO ABAIXO

042-3532-4235

Artigos relacionados

1 comentário

Maico 27/10/2014 - 02:15

Muito bom o caminhão. Tive a oportunidade de testar e recomendo.

Reply

Deixe sua opinião sobre o assunto!