Contran fixa requisitos de segurança para caminhões basculantes

por Blog do Caminhoneiro

Caçamba basculandoInfelizmente, acidentes com caminhões basculantes que tiveram sua caçamba levantada tem sido destaque na mídia. Recentemente tivemos vários exemplos do perigo que é transitar com a caçamba levantada, como a queda de uma passarela no Rio de Janeiro e a derrubada de outra em SP, causados por caçambas levantadas.

Por isso, o Contran acaba de publicar a resolução 563/2015, que fixa alguns sistemas de segurança e alerta para evitar que acidentes assim voltem a acontecer. O primeiro ponto é que o sistema de acionamento da tomada de força da caçamba deverá ser por dois comandos distintos ou em um comando de dois estágios,  impedindo o acionamento da tomada de força de forma involuntária.

Também será necessária a colocação de um aviso sonoro e visual, que fique no campo de visão do motorista, alertando sobre o início da operação da tomada de força. Outro sistema deverá impedir que o veículo trafegue com a caçamba levantada em velocidades superiores à 10 KM/H com a tomada de força acionada. Todo caminhão que seja equipado com caçamba a partir de 2017 deverá ter pelo menos dois desses três sistemas de segurança, e avisos colados no para-brisa informando os detalhes dos sistemas.

As implementadoras terão que instruir os operadores obrigatoriamente e também fornecer os manuais de uso e operação dos sistemas, e também serão obrigados a apresentar o resultados dos testes de operação do sistema, caso o Denatran solicite.

Veja a resolução na íntegra, CLICANDO AQUI.

Blog do Caminhoneiro

COMENTAR

QUER ENTRAR EM CONTATO COM O BLOG DO CAMINHONEIRO? ENVIE UMA MENSAGEM CLICANDO NO NÚMERO ABAIXO

042-3532-4235

Artigos relacionados

2 comentários

sidney 30/03/2018 - 13:35

pior ainda é que comprei um caminhão ano 90 e não conssigo transferir por mais esse motivo, e pior que não tenho nem como desfaser o negoçio . meu DEUS tenha piedade de nós, eu só quero trabalhar !!!!!
Passei anos trabalhando pra terceiro, e agora que tenho uma oportunidade para ser livre, tão me obrigando a joelhar novamente….
pelomenos se tivesse estruturas para faser em minha cidade tudo bem! más não , eu tenho que deslocar para outra cidades,me sugerindo a humiliações ainda, sem falar nos gastos em geral…

Reply
Jeferson rodrigues 27/01/2017 - 19:49

Pelo amor de deus aonde vamos parar ,ja não basta o preço absurdo do combustível, ipva ,laudo tacografo, inclusão e regularização da antt , mais essa agora tao de brincadeira com o povo brasileiro tem q por um cidadão desses q fez essa resolução na realidade do país, mais uma mina de dinheiro, faz as adequações e tem q passar no inmetro todo ano ,o posto mais próximo é 300 km ,não basta a exploração na adequação mais a viagem p fazer inmetro ,ta louco,pelo amor de deus não podemos aceitar isso pessoal ,aonde vamos parar assim

Reply

Deixe sua opinião sobre o assunto!