Contran fixa requisitos de segurança para caminhões basculantes
Infelizmente, acidentes com caminhões basculantes que tiveram sua caçamba levantada tem sido destaque na mídia. Recentemente tivemos vários exemplos do perigo que é transitar com a caçamba levantada, como a queda de uma passarela no Rio de Janeiro e a derrubada de outra em SP, causados por caçambas levantadas.
Por isso, o Contran acaba de publicar a resolução 563/2015, que fixa alguns sistemas de segurança e alerta para evitar que acidentes assim voltem a acontecer. O primeiro ponto é que o sistema de acionamento da tomada de força da caçamba deverá ser por dois comandos distintos ou em um comando de dois estágios, impedindo o acionamento da tomada de força de forma involuntária.
Também será necessária a colocação de um aviso sonoro e visual, que fique no campo de visão do motorista, alertando sobre o início da operação da tomada de força. Outro sistema deverá impedir que o veículo trafegue com a caçamba levantada em velocidades superiores à 10 KM/H com a tomada de força acionada. Todo caminhão que seja equipado com caçamba a partir de 2017 deverá ter pelo menos dois desses três sistemas de segurança, e avisos colados no para-brisa informando os detalhes dos sistemas.
As implementadoras terão que instruir os operadores obrigatoriamente e também fornecer os manuais de uso e operação dos sistemas, e também serão obrigados a apresentar o resultados dos testes de operação do sistema, caso o Denatran solicite.
Veja a resolução na íntegra, CLICANDO AQUI.
pior ainda é que comprei um caminhão ano 90 e não conssigo transferir por mais esse motivo, e pior que não tenho nem como desfaser o negoçio . meu DEUS tenha piedade de nós, eu só quero trabalhar !!!!!
Passei anos trabalhando pra terceiro, e agora que tenho uma oportunidade para ser livre, tão me obrigando a joelhar novamente….
pelomenos se tivesse estruturas para faser em minha cidade tudo bem! más não , eu tenho que deslocar para outra cidades,me sugerindo a humiliações ainda, sem falar nos gastos em geral…
Pelo amor de deus aonde vamos parar ,ja não basta o preço absurdo do combustível, ipva ,laudo tacografo, inclusão e regularização da antt , mais essa agora tao de brincadeira com o povo brasileiro tem q por um cidadão desses q fez essa resolução na realidade do país, mais uma mina de dinheiro, faz as adequações e tem q passar no inmetro todo ano ,o posto mais próximo é 300 km ,não basta a exploração na adequação mais a viagem p fazer inmetro ,ta louco,pelo amor de deus não podemos aceitar isso pessoal ,aonde vamos parar assim