DAF comemora 50 anos da fábrica na Bélgica

por Blog do Caminhoneiro

Fabricacao de cabines DAFA DAF ampliou a sua produção de caminhões na década de 1960, e como precisava de um maior número de componentes, acabou estendendo a produção de cabines e eixos para a Bélgica, na região de Westerlo. A fábrica de Eindhoven, na Holanda, tinha espaço e ferramental, mas faltava mão-de-obra, que sobrava na Bélgica depois da desativação de uma série de minas de diamante.

O terreno da fábrica fica ao lado da estrada A13, e tem área de mais de 40 mil m². Ao todo, a área construída em 1965 ultrapassou os 12 mil m². A produção das primeiras cabines começou em 5 de maio de 1966, quando quatro unidades saíram da linha de montagem com destino à montagem final na Holanda. No mesmo ano,  no dia 5 de julho, saiu da linha de montagem a cabine número 1.000 “Made in Belgium”. Em 26 de agosto a fábrica passou a produzir cabines para todos os modelo DAF, e a oficina de pintura passou a operar com 100% da capacidade.

Em 1968 a DAF iria lançar uma nova gama de caminhões, que passaram a ter eixos e cabine produzidos exclusivamente na Bélgica. Em 1985 a fábrica teve uma grande atualização, onde passaria a produzir novos modelos DAF. A última grande atualização na Fábrica ocorreu em 2013, quando passou-se a produzir os novos modelos XF Euro 6. O investimento na fábrica, nos últimos 15 anos, ultrapassou os 600 milhões de Euros.

Hoje a fábrica produz cabines e eixos para as fábricas da DAF em Eindhoven e Leyland Trucks na Grã-Bretanha, e trabalha no sistema “just-in-time”, onde os componentes são produzidos de acordo com a sequência de montagem final, sem criar estoques.

Blog do Caminhoneiro

 

COMENTAR

QUER ENTRAR EM CONTATO COM O BLOG DO CAMINHONEIRO? ENVIE UMA MENSAGEM CLICANDO NO NÚMERO ABAIXO

042-3532-4235

Artigos relacionados

Deixe sua opinião sobre o assunto!