Um caminhão, um caminhoneiro e um frete que não compensa

por Blog do Caminhoneiro

scania comandante (1)Um caminhão, um caminhoneiro e um frete que não compensa. Para resumir, isso é o que muitos estradeiros tem passado na estrada hoje. Devido à baixa oferta de fretes devido à crise, e a grande oferta de caminhões, as “leis do mercado” baixaram o valor do frete e estão submetendo os caminhoneiros à condições muito difíceis.

Na última semana, conversamos com Fábio Junqueira, o Fabião, de Hortolândia-SP, que, em postagem no Facebook, disse que não vai tirar o caminhão de casa até o final do período das chuvas, em Abril. Na postagem feita em 31 de Janeiro, o Scania Comandante informa:

BOM DOMINGO A TODOS, AOS AMIGOS QUE PERGUNTARAM QUANDO IREI VIAJAR , SOMENTE DEPOIS DO PERÍODO DAS CHUVAS DEPOIS DO MÊS DE ABRIL , ATUALMENTE ESTRADAS ESBURACADAS ,FRETE BARATO , ÓLEO DIESEL CARO ,SEM VALORIZAÇÃO E RESPEITO COM A CLASSE DOS ESTRADEIROS, NÃO CARREGO FRETE BARATO E NÃO FAÇO GRAÇA PARA NENHUMA EMPRESA QUE NÃO VALORIZE O CAMINHONEIRO , PREFIRO DEIXAR O SCANIA COMANDANTE PARADO DEBAIXO DA COBERTURA GUARDADO.

Por causa do baixo retorno dos fretes, principalmente do frete de retorno, que muitas vezes não paga os custos de pedágio e diesel, estradas esburacadas e o período das chuvas, Fabião decidiu parar seu caminhão até que as coisas melhorem. Fábio é dono de um Scania P360 8×2, mas não tem o caminhão como única fonte de renda, por isso ao ficar parado, ainda tem como se manter. Essa não é a realidade da maioria dos caminhoneiros, mesmo que muitos deles apoiem a atitude de Fábio no Facebook. Foram centenas de mensagens de apoio à decisão de Fábio, além de compartilhamentos e curtidas.

scania comandante (2)“Estou deixando o caminhão parado devido a baixos valores de frete, período de chuva, as estradas completamente esburacadas. Uma coisa inadmissível é o valor do frete de retorno. Hoje com risco de acidentes devido às estradas em péssimo estado, economia parada, alto custo de manutenção e óleo diesel, prefiro ficar parado”.

Fábio está na estrada de 1986, quando viajava com amigos caminhoneiros a cada dois anos. Em 1994 chegou a ter um Ford Cargo com um empregado. Em 2014 ele comprou o Scania Comandante, como é chamado o P360, e faz cerca de uma viagem por mês, em rotas como São Paulo-Belém, e também viaja à Rio Branco no Acre e Porto Velho em Rondônia. Fábio é ex-policial das Forças Especiais, chegou a trabalhar fora do país, trabalhou também treinando tropas de Operações Especiais no Brasil e no exterior. Hoje, além de caminhoneiro, atua como Instrutor de Tiro credenciado pelo Exército Brasileiro.

scania comandante (3)A página Scania Comandante, onde Fábio posta sobre o caminhão e as viagens que faz, e onde foi postado o texto sobre ficar parado, tem cerca de 58 mil curtidas. A repercussão gerada pela postagem foi grande, e Fábio achou excelente. Ele diz que o caminhoneiro precisa acordar, se unir como classe, e ter sindicatos que o representem como classe. Diz também que os caminhoneiro precisam de um líder para começar um movimento político, para começar a defender os caminhoneiro. “Veja quantos caminhoneiro existem no Brasil […], imagine os caminhoneiro elegendo um senador, deputado federal ou estadual, que arregaçasse as mangas a favor da classe”, completa.

Como tem outra fonte de renda, não dependendo exclusivamente do caminhão, Fábio diz poder deixar o pesado um ano parado se for preciso, mas mostra revolta com as péssimas condições dos caminhoneiros: “Para mudar não adianta fazer greve de trancar pista, precisamos nos unir e dar o troco nas urnas, eleger um ou mais políticos que entrem para defender a classe, não existe outra maneira, simplesmente a classe está largada por falta de união. Eu mesmo já passei por situações onde tentaram me humilhar em portarias de firmas e repartições públicas. Isso não aceito e não admito. Já vi caminhoneiros sendo humilhados e tomei as dores, fui pra cima. Não precisa ser com violência, e sim com firmeza das palavras.”.

As palavras do Scania Comandante ecoaram com força no Facebook, e mostram que os caminhoneiro estão extremamente descontentes e vem sofrendo com o dia-a-dia na estrada. Essa realidade de muitos caminhões para poucos fretes repercute não só no bolso do caminhoneiro, como na sua própria segurança, visto que até mesmo as manutenções que os veículos precisam acabam sendo deixadas e lado.

Viver na estrada e da estrada exige que o caminhoneiro se desdobre, pois além de ter um caminhão para manter, pagando um dos combustíveis mais caros do mundo, andando por estradas péssimas ou com valores de pedágio estratosféricos, precisam manter a casa e sua família, que mesmo estando longe, precisam de cuidado e atenção.

E você caminhoneiro? Como tem se virado nessa época de crise? Se pudesse, também deixaria o caminhão parado? Qual seria uma solução viável?

Blog do Caminhoneiro

COMENTAR

QUER ENTRAR EM CONTATO COM O BLOG DO CAMINHONEIRO? ENVIE UMA MENSAGEM CLICANDO NO NÚMERO ABAIXO

042-3532-4235

23 comentários
0

Artigos relacionados

23 comentários

Jose Camargo Camargo 08/02/2018 - 11:00

Flavio tem razão em quase tudo que desabafou; Mas votar em quem vai defender a Classe com um Deputado para defender Motoristas. Me desculpe: Mas a única classe que Político defende, é a classe da sua família. Se o tal Deputado for bem Intencionado; vai ter que se Reconverter para acompanhar a maioria do poder pra não ser diferente. Politico Bom só teve um Candidato que nem foi eleito…As propostas dele eram tão boas que resolveram coloca-lo na Cruz com 33 anos e meio de Idade. (sic)

Reply
Joaquim M. Cutrim 02/09/2017 - 15:21

É na crise que aparece a oportunidade. A crise é o filtro natural dos bons e ruins. É como se fosse um mecanismo de seleção natural da vida, assim como ocorre na vida selvagem onde os animais mais fracos morrem ou deixam o alimento para os outros e a vida se equilibra de novo. Sabedorias à parte, assim como não podemos nos autodestruir, também não podemos fugir à luta, até porque o cérebro só pensa se estimulado e a dificuldade existe é para isso, para que descubramos novas idéias, obtendo o retorno possível na fase de vida, assim como faz o rio, aonde a água contorna a pedra e segue o caminho para o mar.

Reply
Marco Aurélio Martio 11/03/2017 - 00:33

Somos dois eu faz dois anos que estou parado ganha bem p/ poder se menter e ainda sobrar p/ investir ou vira sucata prefeiro ter o bem conservado do que destruido eu prefiro velo assim e cada um faz o que bem indender

Reply
Marcos Gaucho 10/03/2017 - 17:30

Wagner Aurélio Silva

Reply
Jirley 06/03/2017 - 10:14

Parabéns Fábio pelo sua atitude mas infelizmente muitos de nois temos família para sustentar se eu deixar o carro parado não terei como pagar o colégio do meu filho e nem manter a casa
Mas já pensei em preucura uma empresa para me emprega para deixa o carro em casa pensando que no ano que vem será melhor até placa de venda já botei mas não achei nenhum proposta
Pretendo sim sair dá proficao mas ainda não tive como
Parabéns pelo sua atitude

Reply
Vagner 19/12/2016 - 19:32

O dia que a categoria aprender ver que eles são a engrenagem do sistema e nao sao o sistema o dia que pararem de usar como escudo a frase (si todos fosse unidos) comesar a parar mesmo..vocês tem como tirar poder de politicos presidentes e colocar politico. Presidente basta 05 cinco dias parados..E peir renúncia de qualquer um eles sao obrigados…meu maior sonho e acabar com sindicatos …e fazer um grupo unido a nivel federal….nao falar por um mas todos ..ou todos por mim..sem sindicato nao tem como multar e colocar rabo entras aas pernas..pra isso quero fazer milhoes dd planfetos distribuir por todo territorio fazer uma grave..basta patrocinar…so colaborarem….1 um carro 2 planfetos 3 andar pelos estados todos.minha conta e bradeco ag.11417.conta 0023416-8. Vagnermarhesim480@gmail.com

Reply
EU 12/11/2016 - 19:01

Eu achava que você era somente um burro oportunista, mas, me enganei, você também é muito ignorante. Se mandar você andar 10 metros para a frente em uma carreta você não consegue. O que você está fazendo no mundo? Comendo, cagando e respirando?

Reply
Luiz Tomazetto 03/11/2016 - 01:21

Fernando Guimarães lima

Reply
Edson Camargo 03/11/2016 - 00:47

Não tem União e difícil sair da lama.. no Sá grase infelizmente e muito dezunida…

Reply
André Assis 03/11/2016 - 00:32

Essa conversa, desde que me entendo por gente, a conversa de caminhoneiro é a mesma, e ninguém se unir, começando pelos sindicato dos transportes de todo país, que é uma vergonha.

Reply
Magno Augusto Carlos 02/11/2016 - 23:47

Vdd. A mesma foto. Nem todo mundo tem esse luxo de parar por plástico nas rodas e ficar tirando foto. Ainda temos que trabalhar. E vou trabalhar pq gosto pq preciso e pq precisam de mim…

Reply
Alessandro Pereira 02/11/2016 - 23:43

Verdade

Reply
Ricardo De Bastiani 02/11/2016 - 23:30

Essa reportagem ja faz um ano q vi

Reply
Leonir Da Luz De Moura 02/11/2016 - 23:22

O dia que os caminhoneiros criarem vergonha na cara e mais ninguém rodar pelo menos no mínimo valor de um litro de dizel ao km rodado por que o cara que inventou otal de retorno era o maior corno tem que se unirmos demostrar a importancia que temos porque vamos ficar só com o volante na mão

Reply
Antonio Restivo 02/11/2016 - 23:18

Põe mais eixo nos caminhões. Carrega mais carga pra compensar. BRASILEIROS.

Reply
Eginardo Lopes 02/11/2016 - 22:55

O frete o valor é uma vergonha,a começar com essa bosta de frete de retorno não existe isso isso é que está acabando também com o lucro no final do mês no bolso do caminhoneiro

Reply
Emerson Amaral 02/11/2016 - 22:55

Esse tem o meu respeito!

Reply
Marcelo C. Moretto 02/11/2016 - 22:48

Enquanto as transportadoras continuarem ganhando mais q nós transportadores vai continuar assim!!

Reply
Elaine Ferreira Schmidt 02/11/2016 - 22:45

Quem tem essa condição é o mais certo a fazer

Reply
Ronie Marques da Silva 02/11/2016 - 22:41

Reply
Neilton Sousa 19/09/2016 - 09:32

E uma muriçoca merda

Reply
Gabriele E. Marcos 19/09/2016 - 08:23

Denovo isso. …sempre a mesma matéria

Reply
Jorge Cleusa Gaspar 19/09/2016 - 00:50

Mais todo brasil ta assim frete ruim leva quem que ai todos c f…..

Reply

Escreva um comentário