Falta de segurança nas estradas: Porte de arma é a solução?

por Blog do Caminhoneiro

arma de fogo - caminhoneiroCom o número crescente de assaltos, latrocínios, sequestros e tantos outros tipos de crime, o cidadão brasileiro está se tornando refém. Uma das classes trabalhadoras que mais sofrem com a falta de segurança são os caminhoneiros, que transportam milhares, por vezes milhões, de reais sobre o lombo de caminhões, que além de terem a carga visada, tem as peças surrupiadas e revendidas num esquematizado mercado negro.

O caminhoneiro, como linha de frente no transporte, acaba sofrendo todo tipo de ameaça a sua segurança na estrada, e, em caso de assalto, tem a vida deixada na mão de bandidos, que podem ou não matá-lo, simples assim. Essa falta de respeito à vida é o ponto mais doloroso nos crimes. Não há seguro que cubra a dor da perda de um irmão, marido, pai.

Por isso, muitos caminhoneiros acham que o porte de arma pode ser uma solução, já que os criminosos ficariam com um pé atrás, pois as vítimas não estariam totalmente desprotegidas. Um projeto de lei de autoria do Deputado Federal Jair Messias Bolsonaro pode, se aprovado, tornar facilitado o acesso dos caminhoneiros à armas de fogo de baixo e médio calibre (revólveres e pistolas). Esse projeto está tramitando na câmara dos deputados e já teve pareceres favoráveis. Além dos caminhoneiros, vários outros tipos de trabalhos que envolvem risco de assaltos poderiam ter o porte de arma facilitado.

Hoje, no Brasil, a compra de uma arma de fogo legalizada não é tão cara, mas a burocracia impede que se tenha o porte de arma. Ou seja, se pode ter uma arma em casa, mas não se pode andar com ela nas ruas. Esse projeto (PL 7282/2014) muda essa realidade.

Confrontados com a possibilidade de poderem ter o porte de arma, a grande maioria dos caminhoneiros vê a solução aos assaltos e roubos chegando, mas alguns discordam. Na página do Facebook do Blog do Caminhoneiro promovemos uma discussão sobre o porte de armas para os caminhoneiros, texto que foi visto por mais de 100 mil pessoas. Nessa discussão podemos ver vários pontos de vista diferentes:

Wallas Pereira: O caminhoneiro portar arma deveria ser obrigatório, mas com a consciência de que teria de usá-la contra uma possível tentativa de assalto e não pra resolver pequenas intrigas de trânsito….


Jailson Martins Gomes Lorao: Não concordo tem companheiro que já usa o caminhão como arma, já é um perigo, se ele tiver rebitado e armado sai dando tiro pra todo lado


Albery Machado: Acho que todo brasileiro deveria ter o direito de se defender, claro que, com toda a responsabilidade, bandido não tem medo de polícia, bandido tem medo é de morrer, não adianta investir em segurança pública, a polícia não pode estar em todo lugar, melhor forma de se defender é fogo contra fogo.


Ademir Carmo: Acho que todas as profissões que oferecem risco deveriam ter porte de arma, hoje em dia nenhum caminhoneiro fecha as cortinas e dorme tranquilo a menos que esteja em um pátio de empresa, e quando quebra o caminhão a coisa piora porque nem tentar fugir da situação podemos.


William Narciso: Não concordo, o motorista não teria como reagir a um assalto, os bandidos usam armas que nem a PM tem, como vamos reagir contra eles, ao invés de armar mais pessoas, seria melhor investir mais na polícia e reformar o código penal, com penas mais severas e sem regalias….


Juarez Rodrigues: Lógico que não, o cidadão pra usar uma arma precisa de muito preparo, isso requer alguns meses de treinamento incluindo o psicológico, o cidadão estando armado e não foi treinado se torna mais uma vítima da violência!


Podemos ver, que pelas opiniões os caminhoneiros gostariam de ter porte de arma, mas almejam treinamento para usá-las com responsabilidade. Infelizmente, o poder de fogo dos criminosos pode ser comparado ao de um exército, com armas capazes de derrubar aviões, furar blindagem de carros-fortes e tantas outras barbaridades. Por isso,além de permitir o porte de armas, talvez seja necessário uma repressão maior aos crimes e à entrada de armas ilegais no país.

Blog do Caminhoneiro

COMENTAR

QUER ENTRAR EM CONTATO COM O BLOG DO CAMINHONEIRO? ENVIE UMA MENSAGEM CLICANDO NO NÚMERO ABAIXO

042-3532-4235

Artigos relacionados

3 comentários

Josué de Lima 16/01/2019 - 20:06

Sempre,usamo u armas!,criar criaram uma lei maldita,”desarmamento”,levou a morte de milhares de inocentes sem defesa foram executados…agi que temos chance aparece direito de demônios (direitos humanos),um lixão,par p atrapalhar vao para o inferno.

Reply
Dirceu França das Neves 16/01/2019 - 15:01

Tem ter porte de arma para motorista de caminhão

Reply
Marcos 16/03/2017 - 10:53

Com certeza, antes da proibição, não havia tantos casos de bandidos invadirem as cabines, pois sabiam que de lá vinha chumbo grosso, eu mesmo antes dá lei do desarmamento andava com 2 e nunca fui roubado, depois dá lei já fui

Reply

Escreva um comentário