Blog do Caminhoneiro visita a Fábrica da Iveco

A visita se iniciou pela área de montagem da carroceria do furgão Fiat Ducato, de onde também saem Peugeot Boxer e Citröen Jumper, que são basicamente o mesmo modelo, com alguma alterações entre versões. Nessa área também feita a montagem das cabines dos caminhões Iveco, com exceção de Trakker e Vertis, que são modelos importados da Europa e China, respectivamente. Mesmo que a planta tenha muita automação, com o uso de diversos robôs, a mão-de-obra humana é presente em todas as etapas.



A próxima planta é onde ocorre a montagem final dos modelos. Basicamente são linhas de montagem em formato de M. Por uma perna entra o chassi, que é montado completamente e na outra perna entra a cabine crua, onde recebe todos os acessórios e componentes internos para no final se unir com o chassi e sair pelo meio do M, até a finalização completa do caminhão.

As linhas de montagem são divididas em leves, médios e pesados, além da linha Ducato, da Fiat. Também é montado nessa área o chassi 170S28, ônibus urbano da Iveco que vem sendo muito bem recebido pelos frotistas e conquista uma pequena mas crescente fatia de mercado.
A tarde pudemos fazer o que gostamos de fazer: DIRIGIR. Foram disponibilizados três modelos, sendo uma Daily 35S14, um Tector 240E30s e um Stralis Hi-Way 800S560TZ 6×4. A pista de testes da Iveco tem 1.630 m de comprimento, e tem formato oval. Nela também há uma área para testes de blindados, como o Guarani, também produzido na fábrica da Iveco, mas que não tivemos acesso por questões de segurança do projeto, visto que é feito em parceria com o Exército. Também há, em anexo à pista, uma área de asfalto super-liso, de modo a reduzir consideravelmente os ruídos de rolagem dos pneus, para testes de emissões de sons dos caminhões e também uma pista off-road.

A Daily é o caminhão-carro, ou carro-caminhão. É simples de dirigir, tem excelente aceleração, bom poder de frenagem e responde muito bem em retomadas. Além disso se mostra com excelente dirigibilidade. A grande vantagem deste caminhãozinho é poder ser dirigida com carteira de habilitação categoria B.

O Hi-Way 800S560TZ 6×4 é o caminhão mais completo da Iveco. Trata-se da versão com motor de 560 cavalos, tração 6×4 e cabine leito teto alto. O conforto é excepcional. A cama é excelente. A posição de dirigir é confortável e a visão externa é grande graças a grande área envidraçada. O volante tem regulagem pneumática de posição, assim como o assento. A cabine é ampla, com vários porta-objetos. Em resumo, é um caminhão potente, confortável e econômico. O teste de rodagem mostra também uma cabine silenciosa, com rodar macio. A frenagem, que combinada com o sistema de freio motor e intarder, chega à quase 1.000 cavalos de potência, faz com que o caminhão pare sem o uso do pedal de serviço. Claro que este teste foi feito com o veículo sem implemento, mas mostra o real poder de frenagem do caminhão.

Nesta visita pudemos ver e conhecer ainda mais os produtos da Iveco Latin America, e a sinergia entre as empresa do Grupo CNH Industrial, e a força que a Iveco tem no Brasil. O Blog do Caminhoneiro agradece a oportunidade dada pela empresa!
