Tabelamento mĂ­nimo de frete gera divergĂȘncias entre caminhoneiros e produtores

O projeto de lei 528/15, que estabelece a Política de Preços Mínimos de Fretes, pauta pedida à exaustão por caminhoneiros em greves e reuniÔes com o governo jå foi aprovada na Comissão de Viação e Transportes da Cùmara dos Deputados, e deve seguir para votação na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, para depois ir para votação em plenårio.

PorĂ©m entidades representativas de produtores, embarcadores e empresas de logĂ­stica vĂŁo enviar uma carta ao Ministro da Agricultura, Blairo Maggi, para que ele dĂȘ parecer contrĂĄrio ao projeto.

De acordo com essa carta, o valor do frete deve ser definido pelas prĂĄticas normais do mercado, sem interferĂȘncia do governo. Se tem muito caminhĂŁo e pouco frete, o valor cai. Se tiver pouco caminhĂŁo e muito frete, o valor deve subir. Ainda de acordo com o documento, apenas uma tabela de referĂȘncia seria suficiente.

Para os caminhoneiros a realidade Ă© outra. O valor do frete estĂĄ defasado em cerca de 30%, enquanto o valor dos insumos, como diesel e pneus, nĂŁo param de subir. Os deputados favorĂĄveis ao projeto entendem que os valores de frete praticados hoje sĂŁo predatĂłrios, e a defasagem dos valores leva, entre outros pontos, ao sucateamento da frota, aumento de acidentes, demissĂ”es, e falĂȘncia de empresas.

Como ainda não hå data para votação e possível aprovação do projeto de lei do tabelamento de fretes, caso ele venha a ser aprovado, deve passar a valer apenas para a próxima safra.

14 comentĂĄrios

Joares c Felacio 10/02/2017 - 13:19

O problema do frete baixo na realidade sĂŁo as transpotadoras que pegam os fretes e repassam como eles querem, exatamente fazendo isso se tem muito caminhĂŁo pagam o que querem obrigando nĂłs caminhoneiros a carregar seus fretes absurdos
Sou a favor de tabela de frete por km rodado mais pedagios para acabar com o tal frete de retorno.
Obrigado.

Reply
José Roberto Alcazar 10/02/2017 - 00:13

Deveria sim ter uma tabela de referĂȘncia mas que o frete fosse calculado por quilĂŽmetro rodado e nĂŁo por peso como muitas empresas colocam assim o caminhoneiro nĂŁo teria que colocar excesso pra receber mais
Roberto

Reply
Claudio 09/02/2017 - 21:13

SĂŁo dois os problemas do frete:
A lei då diåria que é na pråtica uma palhaçada (quando se recebe alguma diåria é atravéz de um sindicato perverso que negocia a metade do valor da LEI e cobra uma porcentagem por ter intermediado).
É o mĂ­sero frete de retorno,( que Ă© pago a metade do valor quando a viagem Ă© no sentido de NORTE para o SUL.) Ora se a distĂąncia por ex. De SĂŁo Paulo Ă  Salvador Ă© de 1100km implica que de Salvador Ă  Sao Paulo tambĂ©m seja 1100km.porque o frete de Salvador Ă  Sao Paulo tem que ser a metade do valor do frete de SP Ă  Salvado? Isso Ă© o que chamam de frete retorno. Por acaso eu abasteco diesel de retorno ? Ou pago pedĂĄgio de retorno? Tomo banho de retorno? Ou pago refeição de retorno? Ah talvez alguma borracharia ou oficina tenha preços de retorno!?
Isso Ă© constitucional?

Reply
Claudio 09/02/2017 - 20:53

Isso jĂĄ virou brincadeira, a situação Ă© de urgĂȘncia e estĂŁo empurrando pra depois . SerĂĄ que ainda nĂŁo entenderam que isso gera prejuĂ­zos pra tudo lado Ă© o profissional do transporte jĂĄ nĂŁo aguenta mais.

Reply
Daniel Oliveira 09/02/2017 - 20:46

Hahahah conta uma novidade agora

Reply
Eder Antonio Birkhann 09/02/2017 - 14:40

O produtor que vai cuida ao que diz respeito a ele, se nĂŁo quer pagar o valor que vale do frete que vĂĄ comprar um caminhĂŁo e pagar motorista, comprar pneus, e mais, cada uma busca oque Ă© melhor para seu setor, o produtor vende soja entre 50 a 80 a saca e o frete nunca sobe, e essas transportadoras devem ser obrigadas a improcedĂȘncia a tabela do preço e nĂŁo fazer mais barato sĂł pra tomar serviço dos outros.

Reply
Fernando Pozzebom 09/02/2017 - 14:07

taxista tem bandeira d corrida p não rodar abaixo do custo não sei pq caminhão pode levar um frete de graça desumano isso

Reply
Fabio Grazi Reinaldo Martins 09/02/2017 - 13:54

Quem esplora os camioneiros e o governo e sua petrobas! Se eles controlacem essa maldita inflacao todos os camioneiros e os produtores brasileiros em geral ia conseguir trabalhar! Quanto maio chega o frete mas o governo sobe as dispesas!

Reply
Robson Hippler Dias 09/02/2017 - 13:54

NĂŁo Vai Ter Tabela De Frete, Ă© Inviavel…. Frete Ă© Um Mercado: Oferta e Procura… Tem Q Se Preocupar Em Carrega Poucas Ton. e Valorizada a Ton… SĂł Acaba Com CaminhĂ”es Com Capacidade Acima De 57 PBT… Sobra Mais Produto Por Um Tempo Maior, Que Impacta Tanto No Valor Do Frete, Quanto Na Demanda Por Mais CaminhĂ”es Que Gera Maiz Empregos…

Reply
Claudio 09/02/2017 - 21:28

A lei de oferta e procura funciona pra supermercado ,que tem um em cada esquina. O frete não pode ser assim porque o caminhoneiro não estå em casa , ele estå longe e tendo despesas até pra ficar parado.
Se o caminhoneiro nĂŁo tiver dinheiro pra pagar estacionamento ele tem que retirar o caminhĂŁo do pĂĄtio.
Se o caminhoneiro nĂŁo tiver dinheiro pra pagar um banho, ele tem que ficar sujo.
Se o caminhoneiro nĂŁo tiver dinheiro pra pagar o agenciamento do frete, ele fica sem carregar.
O caminhoneiro Ă© vencido pela covardia, que quando ele se vĂȘ jĂĄ sem dinheiro, ele Ă© obrigado a aceitar a oferta que tiver

Reply
Julio Cesar 09/02/2017 - 13:49

o problema maior esta nos atravessadores de frete chega a 30% do valor final sobra 45% diesel o resto e do caminhoneiro

Reply
Fabio Yata 09/02/2017 - 13:47

É só fazer geve junto a policia ai eles vai ver q o Brasil para de vez

Reply
Fabiano Chagas 09/02/2017 - 13:45

Produtores e muitas empresas querem q caminhoneiro transporte seu produto de graça…. SĂł na exploração….

Reply
Lauricio Roos 09/02/2017 - 13:39

Na maioria das vezes o produtor sempre quer explorar o caminhoneiro,falam das transportadoras mas o pior de tudo Ă© o agricultor

Reply

Deixe um comentĂĄrio!

AuxĂ­lio de R$ 1.000 para caminhoneiros Ă© aprovado Conheça os detalhes do projeto Roda Bem Caminhoneiro Scania jĂĄ teve 13 sĂ©ries especiais no Brasil Conheça a nova sĂ©rie especial da Scania O Royal Eagle Ă© um Scania 143 como vocĂȘ nunca viu