Iveco e Caio apresentam o SoulClass – O primeiro micro-ônibus inclusivo do Brasil




A Iveco Bus e a Caio Induscar apresentaram oficialmente ontem, 18/04, o SoulClass, primeiro micro-ônibus inclusivo do país. Desenvolvido com o conceito de acessibilidade, o ônibus é referência no transporte e conforto para passageiros com mobilidade reduzida.

Por fora, o design que a Caio Induscar criou para o modelo se destaca, com linhas muito arrojadas, apresentando um veículo robusto e funcional. Para o desenvolvimento do projeto, a Caio desenvolveu uma carroceria exclusiva, chamada de F2200i, com características como lanternas traseiras em led, capô com acionamento interno e grade frontal removível, facilitando o acesso ao motor e componentes posicionados na parte externa do veículo, e tampa traseira em alumínio.

Na parte interna não há capô, como na maioria dos micro-ônibus em que o acesso à manutenção é feito por dentro do veículo. Esse design, além de mais bonito, também é mais silencioso e não há possibilidade de vazamento de ar quente, que passaria do motor para a cabine.

O painel, o mesmo da Daily, deixa o modelo com cara de carro de passeio. A alavanca de câmbio, e o design integrado dos itens do painel dão um ar sofisticado ao SoulClass. “A tradição da Caio Induscar em produzir carrocerias robustas e versáteis aliou-se neste produto a um design inovador com características singulares, que ressaltam nossa vocação em antecipar tendências”, ressalta Maurício Lourenço da Cunha, Diretor Industrial da Caio Induscar.

O chassi é o consagrado Iveco 70C17 HD, muito robusto, o mesmo usado na Daily 70C17, que tem excelente aceitação no mercado. O motor é o FPT Industrial F1C de 3 litros, injeção eletrônica tipo common-rail, 4 cilindros em linha e 16 válvulas, totalizando 170 cv.

“Aumentamos nosso leque de produtos com um veículo que, além de proporcionar um conceito de experiência em acessibilidade ampliada, se destaca pelo baixo custo operacional e pelo melhor consumo de combustível do segmento”, explica Humberto Spinetti, Diretor de Negócios da IVECO BUS para a América Latina.

A partir de Julho, entra em vigor a portaria 269 do Inmetro, que exige que todo os novos ônibus rodoviários tenham acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida. Por isso, o destaque do modelo fica por conta do sistema DPM (Dispositivo de Poltrona Móvel), fabricado pela Elevittá, e que faz com que o banco do ônibus saia do veículo para pegar o passageiro com mobilidade reduzida ao nível do solo.

Para isso, há uma porta extra na lateral do veículo, que permite acesso à poltrona, que é movimentada por um controle, que pode ser facilmente usada por qualquer pessoa com o mínimo de treinamento e sem nenhum esforço.

A capacidade total do veículo pode ser de 32 passageiros na versão Escolar ou 31 na versão Executiva, com espaço para dois passageiros com mobilidade reduzida.

O procedimento para embarque destes passageiros é muito rápido, girando em torno de um minuto, e as cadeiras de rodas podem ser colocadas no amplo porta-malas do veículo.

Blog do Caminhoneiro





3 comentários em “Iveco e Caio apresentam o SoulClass – O primeiro micro-ônibus inclusivo do Brasil

  • 09/03/2018 em 02:13
    Permalink

    Já que estão comentando sobre os caminhões americanos e seus mercados o que vcs me dizem dos gmc??

    Resposta
  • 24/11/2017 em 13:10
    Permalink

    lindo bus bem confortavel e motor confiavel ja tive iveco e pretendo adquiri outro pois nuca tive nenhum problema carro forte resistente e anda bem com economia

    Resposta

Deixe sua opinião sobre o assunto!