França testa ônibus elétrico da Volvo




A cidade de Marselha, na França, está iniciando um projeto piloto com um ônibus elétrico híbrido da Volvo. O piloto terá duração de quatro semanas e será conduzido pela RTM (Régie des Transports Metropolitains).

A cidade é a primeira do país a testar o ônibus elétrico híbrido da Volvo, com o conceito de recarga rápida da bateria do motor elétrico nos pontos de embarque e desembarque e o uso de biocombustível (HVO). Os testes estão sendo realizados em uma operação real, na linha 82 em frente ao Museu Etnográfico “Le MUCEM”, em parceria com a Volvo e a ABB.

O Volvo Elétrico Híbrido opera silenciosamente e livre de emissões, no modo 100% elétrico, por cerca de 8 km. A bateria do motor elétrico é abastecida nas estações de recarga rápida, instaladas nos pontos finais dos ônibus em cooperação com a ABB, levando de 3 a 6 minutos . O sistema é baseado na interface de carga aberta OppCharge.

LEIA MAIS  Volvo Trucks apresenta no IAA 2018 sua visão de futuro para soluções de transporte

Em comparação com um ônibus diesel convencional equivalente, o Volvo Elétrico Híbrido consome 60% menos energia. O motor a diesel do veículo é abastecido com o biocombustível renovável HVO (óleo vegetal hidrogenado), reduzindo drasticamente as emissões quando o ônibus opera no modo híbrido, com os motores elétrico e a diesel operando de forma paralela.

Recentemente, a Volvo vendeu 90 ônibus elétrico híbridos para a Bélgica. A empresa também tem pedidos dos Luxemburgo, Alemanha e Suécia. No total, a Volvo já vendeu mais 3.600 de ônibus eletrificados em todo mundo.

Deixe sua opinião sobre o assunto!