Como se manter saudável durante longas viagens




A vida de um caminhoneiro é repleta de histórias e aventuras mas os prazos de entrega geralmente são curtos e importantes, então encontrar tempo para se exercitar ou procurar comida saudável pode ser um desafio.

Felizmente, há várias maneiras relativamente simples de se manter saudável. Micael Vacanti é um personal trainer que ajudou dois competidores de pôquer a perder bastante peso. Como a profissão é semelhante à de caminhoneiro por conta de horas sentado durante o ofício e o alto nível de concentração exigido, faz todo sentido que algumas dicas possam ser aproveitadas. Micael compartilhou algumas em uma entrevista e elas podem ser realmente úteis.

“Há muita informação ruim sobre dietas extremas por aí, mas é simples”, disse o treinador antes de continuar. “Coma alimentos saudáveis e acompanhe calorias, certificando-se de que consome menos do que está queimando na maioria dos dias, e seja honesto consigo mesmo”, concluiu.

Para gastar calorias, existem diversos exercícios que ajudam a manter a forma. Flexões, abdominais, agachamentos e corridas são apenas algumas das modalidades disponíveis que podem ser praticadas em qualquer lugar e sem necessidade de qualquer equipamento especial. Sessões de trinta minutos durante duas ou três vezes por semana já são suficientes para atingir resultados. Com isso, é possível criar uma rotina saudável e eficiente de exercícios que pode ser seguida durante a vida toda.

É possível separar um dia da semana para comprar e preparar refeições que vão durar a semana toda. Além disso, como vivemos em um mundo cada vez mais conveniente, é possível encontrar uma variedade de alimentos saudáveis, nutritivos e saborosos até mesmo em postos de gasolina e lojas de conveniência.

LEIA MAIS  Caminhões terão restrição de tráfego nesse feriado de 12 de Outubro

Comprar frutas inteiras que duram muito tempo, como bananas, maçãs e peras são boas dicas, aliás. Amendoins sem sal, castanhas de caju e do pará e sacos pré-lavados de saladas e legumes, especialmente cenouras, também são ótimas opções. Água, iogurte grego, pão integral e barras de proteína completam a lista de alimentos que são boas escolhas para refeições rápidas, práticas e saudáveis durante as viagens.

Além de uma rotina de exercícios e refeições saudáveis, outro ponto levantado pelo personal trainer é a necessidade de conhecer outras histórias de sucesso nas quais é possível se inspirar. “Eu acho que o que é realmente útil é olhar para as jornadas de outras pessoas. Se alguém for como você, e conseguir, isso mostrará que é algo que pode ser feito. Essa é a prova. Isso não torna a jornada mais fácil, apenas mostra que é possível”, explicou o personal.

É o caso do caminhoneiro Jeandre Bondan, que modificou sua rotina e conseguiu a incrível façanha de emagrecer 54 kg em nove meses. A decisão de transformar sua vida veio após um médico recomendar que ele realizasse uma cirurgia bariátrica, um procedimento recomendado para pacientes que estão muito acima do peso.

LEIA MAIS  Empresa desenvolve tecnologia que combate o jammer, utilizado pelos bandidos para roubar e esconder veículos

“Eu sempre dizia que não era capaz de fazer isso ou aquilo. Hoje essa frase não existe mais para mim. Não vou dizer que foi fácil. No começo foi bem difícil, passei vontade de comer algumas coisas. Vejo o quanto isso mudou a minha vida e quanto estou me sentindo melhor, com mais disposição para trabalhar e tudo o que eu queira fazer”, disse Bondan.

Ele também falou sobre algumas das alterações que realizou durante o período. “Antes comia três pratos de comida por refeição. Hoje, são dois, mas um é só de salada, situação que eu não conseguiria imaginar há alguns meses”, completou o caminhoneiro.

As dicas de Vacanti e o exemplo de Bondan mostram que é perfeitamente possível manter-se saudável durante longas viagens e até mesmo poder emagrecer. Ao prestar mais atenção na alimentação e realizando exercícios simples, será perfeitamente possível alcançar esses objetivos.




Deixe sua opinião sobre o assunto!